Thursday, December 23, 2010

O Hotel de Cherne, ou Cascais vs 3o mundo - se as leis não servem os propósitos, mudam-se as leis

Fui a semana passada consultar o Plano de Pormenor do Hotel Miramar (é fácil, fica no 1o andar da Junta do Estoril, no Vale de Sta Rita). Aconselho esta consulta a todos que tenham tido problemas com leis e regulamentos, pois podem aprender algo sobre o valor das mesmas, pelo menos no Concelho de Cascais: valem o papel ou os bytes onde estão armazenadas, ou seja, perto de zero.

- O edifício está classificado no Inventario Municipal do Património? Não faz mal, fala-se com uns amigos do IGESPAR, arranja-se uma declaração de instabilidade (1), e vai abaixo na mesma. Mas deixem uma torrezinha para depois podermos falar em "histórico"

- O terreno no PDM consta como "Espaço Urbano/Urbanizável de Baixa Densidade" ? Não há problema, muda-se para "Espaço de Desenvolvimento Singular/Turístico".

- Haaaa, mesmo assim a densidade de construção é maior que a permitida no PDM? Bom, estas leis já começam a irritar. Constrói-se na mesma.

- Justificação? "Cascais necessita de hotéis!!! E o Estoril Sol necessita de uma contrapartida pela perda do hotel".
- Estou confuso, se necessita tanto de hotéis, porque não foi o novo Estoril Sol um hotel como era o antigo?

- Não entendem, Cascais necessita é de Hotéis de Charme!
- Mas Sr Presidente, por definição, um hotel de charme é algo com "poucos quartos" (150?!?) e "localizado em prédios históricos ou de valor cultural", "localizado" no presente, não no passado estilo "localizado onde em tempos existiu...".

- Sr Arquitecto Byrne... Não poderia construir esses edifícios em forma de somatório (sic da pessoa que me atendeu na Junta :-) !!!) em S.Martinho do Porto, onde tem casa de verão? Acho que ficava melhor lá, ao lado da sua casa que cá ao lado da minha. É que Cascais necessita é de manter os lugares históricos que tem e que são o seu símbolo de marca, porque se esses forem destruídos, não haverá turistas para encher esses "hotéis de cherne"

Fico muito triste por ver que a Câmara eleita prefere vergar-se ao poder económico e não ao bem estar das pessoas que a elegeram. Em vez do longo prazo económico, que só poderá ser sustentado pela manutenção da sua herança histórica e patrimonial, e que confere a Cascais o seu título de Charme, prefere o curto prazo económico e a delapidação dessa herança, e que lhe está a dar o título de Cherne.


(1) Contaram-me como um engenheiro recusou um pedido similar feito pela CMC, há alguns anos, para conseguirem tirar as pessoas de lá e demolirem a Praça de Touros, quando esta não estava nem de perto em risco de ruína.

1 comment:

Julio Amorim said...

Cascais está mesmo pertinho de Lisboa....até parece ser governada pelo mesmo pessoal.

Numa coisa estou em absoluto desacordo: O periscópio de Byrne não assentaria muito bem em S. Martinho mas, definitivamente em Tbilissi