Monday, January 30, 2012

Cascais baixa velocidade automóvel para combater ruído

In Público (230/1/2012)
Por Carlos Filipe

«Públicos e privados serão chamados a tomar medidas

O Autódromo do Estoril é um dos locais identificados onde há excesso de ruído

A repavimentação de vias rodoviárias com materiais que provoquem menos ruído e a redução da velocidade máxima automóvel em zonas habitacionais são as principais medidas de correcção dos excessos identificados no Plano Municipal de Redução de Ruído do concelho de Cascais. [...]

No total, estão identificadas 32 zonas de conflito - áreas residenciais, escolares ou hospitalares, onde o ambiente sonoro exterior excede em mais de cinco decibéis os valores-limite aplicáveis. Destas, 18 são de competência e responsabilidade camarárias, sendo que, depois de ordenados os critérios de actuação definidos pelo plano, as acções consideradas prioritárias para a minimização do ruído incidirão em zonas onde as fontes sejam mais ruidosas e, em complementaridade, quando afectem mais pessoas.

A execução não está ainda calendarizada, mas caberá à Câmara uma intervenção em mais de 10,6 km de vias municipais, ao longo de zonas sensíveis e/ou mistas, com recurso a três medidas: velocidade limitada a 40 km/h num troço da EM579 em Abóboda; e velocidade limitada a 50 km/h na Av. Eng.º Adelino Amaro da Costa - EN9-1, na 3ª Circular - Bairro do Cobre, e noutro lanço da EM579 em Abóboda. Em troços da EM589, em Alcoitão e Manique, e na Av. Rei Humberto de Itália deverá proceder-se a repavimentação, medida comum a todos os locais identificados. [...]»

4 comments:

Anonymous said...

os responsáveis desta camara de cascais é só propaganda barata......no mercado de cascais desalojaram os comerciantes do pavilhão de frutas e legumes.....para organizar festas nocturnas.....

aragonez said...

A Avenida Marginal, entre o Estoril e Cascais, não merece a atenção da Polícia Municipal.
Quase não há estacionamentos para cobrar...
Em compensação, os residentes e os turistas queixam-se do ruido infernal,dia e noite, do que parecem provas de arranque com motos cujos proprietários também se estão nas tintas para a lei: Usam-nas, aliás como em todo o país, com escapes livres.
E depressa que andam!

Anonymous said...

A Câmara é o local de Cascais onde há maior produção de ruído e, segundo dizem, de propaganda.

MnelVP said...

Antes de pensarem em novas reduções de ruído (o que é muito louvável), deveriam assegurar-se que as estratégias anteriores são cumpridas.

Os semáforos da Marginal são consistentemente ignorados (não só os de velocidade, mas também as passadeiras), o que não só inutiliza o investimento já feito, como aumenta perigosamente a velocidade naquela que já foi a via mais perigosa da Europa.
Por exemplo, os utilizadores, ou trabalhadores de uma loja de motos na Marginal, frente à praia da Poça, sistematicamente passam a ENORME velocidade os semáforos de S. João. Já fiquei com um deles em cima do capot do me carro...