Sunday, April 20, 2014

Araucária - árvore protegida no município de Cascais (em Regulamento). Será?


Chegado por e-mail:

«Ontem 16 de Abril foram abatidas 5 árvores no "triângulo separador" entre a Marginal de Cascais e Av. Sabóia, frente à construção do "Atlântico Estoril Residence". Seriam Casuarinas; e Tamargueiras (?).

Hoje, 17 de Abril de 2014, está a ser abatida a Araucária centenária do espaço contíguo. Terá (teria a esta hora?) entre 15 a 20 metros de altura? Ou mais?

No passado, pelo seu porte, antiguidade e outras características, esta Araucária tinha sido proposta para árvore protegida nacional - a proposta terá sido recusada, desconheço os motivos.

De qualquer modo, não percebo porque não foram acautelados os planos de arruamentos de modo a evitar este abate. A arquitectura paisagística moderna não se coaduna com esta atitude. A preservação das espécies de grande porte também não. O turista que vem a Cascais, ao Monte Estoril gostaria de ter usufruído da beleza deste espécime, tal como eu gostei.

Pergunto: houve aviso público de que estas árvores iriam ser abatidas? De que este exemplar protegido seria abatido?

No site da Câmara vejo esta informação onde não é claro o abate.

Também não é linear que ao se olhar para os desenhos publicados no site da Câmara, ou no local pela construtora, se tenha percebido antecipadamente que estes abates iriam ocorrer.

Nota: ontem estive na Comissão de Educação da AMC e informei os presentes do que se estava a passar. Foi-me dito que no seu lugar iriam por certo ser plantadas outras árvores... E que provavelmente esta, ao ser plantada, tê-lo-á sido no lugar de outras, também elas arrancadas. Em prol do progresso.

Outras pessoas também alegaram que nem sempre as árvores têm de ser protegidas, nomeadamente os plátanos que causarão alergias. Algumas (poucas) disseram que iriam passar no local para ver.

Só acrescento o que ali disse: insensibilidade, falta de visão... estratégica? E não estamos a falar de nenhum plátano, convenhamos. Mas sim de uma árvore protegida pelo Regulamento Municipal de Cascais.

Aguardo resposta à pergunta que dirijo acima, que proponho que seja remetida ao executivo camarário.

Cumprimentos

Paulina Esteves
Eleita pelo Bloco de Esquerda na Assembleia Municipal de Cascais»

6 comments:

MnelVP said...

E pensar que o meu pai foi multado por ter arrancado, sem autorização, uma palmeira com menos de 10 anos do seu jardim. A palmeira estava a ser transplantada para outra quinta...
Ou seja, uma araucária centenária abatida contra uma palmeira de 10 anos para transplante

Anonymous said...

Não foram apenas estas "as abatidas", ...pois nos terrenos/estacionamentos à volta e dentro do Mercado de Cascais, raro é o dia em que não abatem mais uma árvore centenária....e já lá vão mais de 20 abatidas, desde o inicio do propandeado "Mercado da Vila"....e não há lei ou autoridade que puna estes energúmenos carreiristas...Pimba !

aragonez said...

Para as árvores, o sistema é identico ao resto.
Há Cascais e há Cascais.
Depende...
Para entendedorque não precisa ser muito bom.

Anonymous said...

Bem ao lado, para poente, foi privatizada em beneficio de uma empresa particular a rua que da Marginal dava acesso á Avenida Sabóia. Aliás é ainda bem visivel no aerofotomapa da CMC que publicita as obras actualmente em execução. Tudo isto perante silêncios cumplisses...

aragonez said...

" Atlantico Estoril Residence"
Que nome bem escolhido!
Aquilo foi crescendo como hotel, depois de ter sido a residência de uma família.
Hotel que foi propriedade de um alemão, que durante a WWII, hasteava a bandeira da suástica.
E como hotel foi aumentando a sua implantação "por motivos de turismo".
Quando mudou de dono há anos, era para continuar como hotel: por isso se pode vêr nos arquivos da CMCC e por toda a papelada, o carimbo"turismo" e a concessão de mais uns tantos % de construção porque era de interesse para o concelho. Et pour cause.
Agora,está a ser vendido em apartamentos a preços sumptuosos, talvez porque não se sabe onde começa e onde acaba o domínio público.
Neste quadro, mais araucária centenária, menos araucária centenária, é insignificante.
Peanuts!

aragonez said...

"Renovação do Hotel Atlântico" lê-se na "notícia da CMC"!

Lindo!
Clarinho que é para Militar...