Thursday, September 18, 2014

Nova quer atrair alunos estrangeiros para vida "californiana" em Carcavelos


In Público (18.9.2014)
Por MARISA SOARES

«Escola de economia deverá mudar-se de Lisboa para Carcavelos em 2017, quando estiver pronto o novo Campus. Será a primeira universidade pública portuguesa construída com dinheiro privado.

Sol, mar e surf: são estes os trunfos que a escola de Economia da Universidade Nova de Lisboa vai usar para atrair os estudantes estrangeiros para o novo Campus previsto para Cascais, junto à praia de Carcavelos e ao forte de S. Julião da Barra. A obra deve arrancar no primeiro trimestre de 2015 e estar pronta em 2017, mas a Nova precisa ainda de amealhar os 25 milhões de euros que faltam para financiar o projecto.

“You and I can make it happen” (Tu e eu podemos fazer acontecer) é o slogan da campanha de angariação de fundos lançada pela direcção da Nova School of Business and Economics (SBE), esta terça-feira. O repto dirige-se a empresas e aos 12.000 antigos alunos, que ao apoiarem o projecto vão juntar-se aos mecenas já garantidos: o banco Santander Totta, o grupo Jerónimo Martins e o empresário Alexandre Soares dos Santos. Os três terão uma palavra a dizer sobre a gestão da escola, uma vez que farão parte da fundação a ser criada para o efeito.

“Este é um projecto inovador porque apesar de ser uma universidade pública não vai ter a contribuição do Orçamento do Estado”, disse Pedro Santa Clara, professor da SBE e coordenador do projecto. O complexo de Carcavelos, orçado em 50 milhões de euros (38 milhões para a construção e o restante para a aquisição de equipamentos e a contratação de professores), será a primeira universidade pública construída de raiz com dinheiro privado. Se a campanha de angariação de fundos não for bem sucedida, o plano B implica pedir um empréstimo ao Banco Europeu de Investimento. ...»

Ai que lindo e modernaço que Carcavelos vai ficar, com salas de aula com vista para o mar e Pingo Doce e tudo! É assim a modos que a Califórnia nas Marianas e mais parece um aeroporto e está em zona que até agora era protegida, mas que importa isso? Haja construção, que a crise no sector é grande.

3 comments:

MnelVP said...

A prova de que Portugal necessita realmente novas escolas de gestão que formem pessoas com visão! Nenhuma no seu bom juízo iria:
1-Destruir uma reserva natural e um valioso espaço marítimo
2-Não aproveitar para tomar posse de um dos milhares de edifícios abandonados em localizações de sonho em Lisboa
3-Decidir-se ficar perto dos surfistas em vez de outras Universidades (transferência de conhecimento) ou empresas (mais perto da realidade empresarial)

E Cascais que decide "dar" um espaço que é de todos nós, em estado natural e verde a uma entidade privada (escola pública mas o acesso vais ficar restrito) em vez de desenvolver algo0 para o bem estar dos cidadãos e do turismo !

Comparem com a London Business School e a "câmara" de Westminster:
http://www.ft.com/intl/cms/s/2/94f7132c-3a1b-11e2-a00d-00144feabdc0.html#axzz3Dmop0VOB

aragonez said...

Espero que no projecto esteja incluido um hotel grandinho e bem desenhado.
Com vista para o mar e com acessos facilitados à praia e estação de comboio.
Mais tarde, tudo estará pronto para ser entregue a... e ser transformado em apartamentos para venda.
Ao preço justificavel para bem da Nação...

Anonymous said...

É uma espécie de "resort universitário", o mais isolado possível do mundo e da realidade. Assim os futuros gestores ficam protegidos desse ambiente nocivo que é o meio urbano, onde existem outras pessoas, comércio, empresas, e passam a viver numa espécie de retiro surfista criado do zero numa ex-área protegida, à beira-mar arrumado. Assim não se distraem com o mundo que os rodeia e podem pensar novos modelos de organização social e empresarial onde essas coisas chatas (outras pessoas que vivem e trabalham num meio consolidado) não passam de abstracções descartáveis e moldáveis...
p.s.: a fotomontagem é fantástica, até colaram o Bugio fora de sítio e três vezes maior para ficar mais pitoresco. De facto, isto não é gente de confiança.