Tuesday, July 15, 2008

Recuperação de Património: Protocolo com Igreja Paroquial

In Imprensa Cascais (11/7/2008)

«A Câmara Municipal e a Igreja de Nossa Senhora da Assunção assinam, hoje, dia 11 de Julho, pelas 18H00, um protocolo para o financiamento do restauro dos altares daquela igreja.

Decorrendo na sacristia da igreja, a iniciativa visa formalizar o apoio prestado pela autarquia à igreja paroquial no âmbito do restauro dos altares da igreja, sendo que a Câmara Municipal assume o pagamento desta intervenção no valor de €123.910,00.

O valioso acervo artístico e cultural da igreja Nossa Senhora da Assunção faz dela um importante pólo de atracção cultural. No âmbito deste protocolo, depois das obras de reabilitação, e sem prejuízo do culto, serão permitidas visitas ao património artístico da igreja.

Sobre a Igreja N. Sra. da Assunção

Com um acervo constituído por obras de arte de relevante valor artístico e cultural, a Igreja Nossa Senhora da Assunção insere-se num importante pólo cultural do centro histórico de Cascais, constituído pela Cidadela de Cascais, Centro Cultural de Cascais, Museu do Mar-Rei D. Carlos, Museu Paula Rego, em construção e Casa Sommer (futuro Centro de História Local/Arquivo Histórico Municipal).
Do seu recheio artístico destacam-se várias pinturas, retábulos de talha dourada e o revestimento azulejar dos séculos XVII e XVIII.

Na abóbada da nave pode ser observada uma das pinturas mais emblemáticas desta igreja, a “Assunção da Virgem” (1900), de José Malhoa, cuja tradição diz ter sido realizada a pedido da Rainha D. Amélia.
De realçar também quatro pinturas datadas do primeiro quartel do século XVI, de autoria atribuída ao Mestre da Lourinhã, que representam a “Natividade”, a “Adoração dos Magos”, a “Virgem da Anunciação” e “Anjo S. Gabriel”.
Distinguem-se ainda oito pinturas sobre tela (1672 e 1673) de Josefa d’Óbidos, que representam a “Sagrada Família ou Virgem do Leite”, o “Menino Jesus Salvador do Mundo”, a série “Vida de Santa Teresa de Jesus” e “Visão de São João da Cruz”.»

No comments: