![](http://photos1.blogger.com/blogger/6229/3490/400/cocheiras.jpg)
Quem é que nunca se admirou com a beleza perdida daquele edifício junto à linha de comboio, em plena rampa de acesso à praia do Tamariz? São as antigas e inacabadas cocheiras de António Santos Jorge, desenhadas em 1914 pelo fabuloso arquitecto que foi Norte Júnior, para a casa e cocheiras do seu proprietário, cuja morte súbita inviabilizou o resto do projecto. É um edifício assombroso (e assombrado), com motivos fortemente simbólicos do ecletismo da zona. Pura Arte-Nova, tardia (como tudo) em Portugal. De inspiração parisiense; com cantarias de lioz; ferro forjado. Os interiores, ao tempo da juventude dos nosso pais, quando ali era uma garagem, ainda mantinham estuques trabalhados nos tectos. É imóvel de interesse público desde 1996. E raro é o ano em que nãos e vêem tijolos, andaims e operários a laborar no seu interior. Já era tempo de quem de direito ali intervir e de lá fazer alguma coisa de útil para Cascais. Quanto mais não seja, em memória de Norte Júnior.
3 comments:
ja se tentou anteriormente efectuar muita coisa para preservar aquele monumento...mas a CMCascais a dada altura nao deixou que tal acontecesse...portanto, passaram de mao em mao ate chegar aquele ponto...e o edificio de assombrado nao tem nada! pelo menos de que me lembre! Jose Santos Jorge
Muito obrigado pelo esclarecimento, oportuníssimo. Não quer participar directamente no blogue? Se quiser, deixe-nos o seu email, s.f.f.
ola,
estou a tirar uma licenciatura em conservação e restauro ainda no 1 ano e quero fazer um trabalho sobre este antigo edificio. alguem tem historia, documentos, fotografias, curiosidades?? ja alguma vez foi restaurada?
Post a Comment