Tuesday, November 11, 2008

Que futuro para a Casa de São Francisco?



«Do mesmo ano 1936, é o melhor objecto da arquitectura particular, a casa do Eng.º António Cortez Lobão, com projecto de António Varela, para o lote imediatamente a nascente do edifício dos Correios», a casa de S. Francisco» (*)

Esta vivenda tipicamente modernista, e um dos poucos exemplares relativamente intactos do concelho, é o local ideal para albergar, enquanto propriedade da CMC (e, portanto, de nós todos), uma escola-atelier-museu do Modernismo (aliás algo que se poderia estender ao Cruzeiro, devendo este ser, em vez, o local ideal para um grande centro local, nacional e internacional ligado às Indústrias Criativas, sendo, como é, o seu proprietário, BPI, um 'business angel' da Agência DNA que tanta publicidade tem gerado... centro de ind. criativas em todo o edifício exclusive ao piso térreo que deveria manter o café e as lojas!!) que se fez no concelho. Para isso devia ser propriedade da CMC. Talvez uma candidatura da CMC ao QREN? Tem que ser rápido...

(*)Fonte
Fotos: JNB

2 comments:

Anonymous said...

A casa é da CMC???? E então é assim que a CMC trata do seu património??? Ena! Já parece que anda a aprender com a Câmara de Lisboa!!
Faça-se a recuperação imediata do edificio, é essa a OBRIGAÇÃO da CMC. Tem verba que chegue basta ver o que empochou com as licenças de construção do aborto do ediicio do "Estoril Sol".
Até nem é má ideia essa de colocar um centro de artes criativas, e onde os artistas pudessem vender as suas peças.
Caramba estamos fartos da inércia da CMC!

Paulo Ferrero said...

A casa, infelizmente, não é da CMC, antes fosse. Não faço ideia como organizar isso, mas a CMC devia sondar o proprietário e arregimentar alguns potenciais parceiros para tal ...