Thursday, June 11, 2009

Demolidas últimas barracas do Bairro do Fim do Mundo

In Público (10/6/2009)
Inês Boaventura

«A Câmara Municipal de Cascais demoliu ontem as últimas barracas do Bairro do Fim do Mundo, na freguesia do Estoril, onde chegaram a morar mais de 600 pessoas. A demolição, que gerou o protesto de alguns moradores, vai permitir a renaturalização deste espaço da Reserva Ecológica Nacional.
Em comunicado, a autarquia sublinhou ter criado "as condições necessárias para erradicar este foco de pobreza e degradação", que surgiu no fim da década de 1970 e teve "uma franca expansão" na década seguinte. Segundo um recenseamento realizado em 1993, o Bairro do Fim do Mundo tinha na altura 141 barracas, nas quais moravam 619 pessoas de 278 agregados familiares.
Ontem foram demolidas as últimas habitações depois de, segundo a Câmara de Cascais, terem sido realojadas "as últimas 14 famílias recenseadas no âmbito do Programa Especial de Realojamento", instrumento ao abrigo do qual foram realojados 280 agregados familiares ao longo de 16 anos. No comunicado acrescenta-se que, "após a limpeza do entulho resultante destas demolições, o espaço irá ser beneficiado pela implementação de um projecto de renaturalização, a levar a cabo pela Agência Municipal Cascais Natura", que permitirá "a devolução do Pinhal de Santa Rita à população".
Durante a manhã de ontem, alguns habitantes protestaram contra a acção do município e a não apresentação de soluções para o seu realojamento. Armandinho Sá, da comissão de moradores, disse à Lusa que se vivia um "ambiente calmo", empunhando os contestatários cartazes onde se lia "as pessoas não têm alternativas". Armandinho Sá disse que a população se tem manifestado a favor da destruição das barracas, embora reclame alternativas de habitação. As demolições foram acompanhadas pela PSP e Polícia Municipal. »

6 comments:

Anonymous said...

Exmo.sr Paulo Ferrero,
Este blogue tornou-se nos últimos meses um espaço de campanha do actual presidente da C.M.C.
A profusão de notícias relativas a iniciativas da vereação actual é assinalável e revela a total ausência de factos merecedores de denúnica.
É uma espécie de pensamento único que toma conta do blogue Cidadania Cascais: tudo por Capucho, nada contra Capucho.

Com os melhores cumprimentos
Um cascalense

Anonymous said...

Que mente tão mesquinha e tão pequenina.........a deste cascalense.

João Rocha said...

Congratulo-me pelo fim das barracas no concelho de Cascais. Como Cascalense sinto-me orgulhoso de um trabalho que começou e desenvolveu-se aquando da gestão Socialista no município. Este é um dos grandes legados que o PS deixou em Cascais. Espero que a partir de Outubro, com Leonor Coutinho ao leme, volte a deixar muitos mais, pois este concelho bem merece.
1 abraço fraterno,
João Rocha

Anonymous said...

Caro João Rocha

Acha mesmo que a Leonor Coutinho vai retomar os grandes legados que o PS deixou em Cascais?. Se sim avise-me para eu me poder pisgar a tempo.


João Fragoso

João Rocha said...

Caro João Fragoso,

Apesar de não apreciar de modo algum a gestão de direita que (des)governa o concelho de Cascais há 8 anos nunca me irei "pisgar" do concelho que tanto gosto mas sim tentar contribuir para que se torne melhor dia após dia. Respondendo à sua questão: Sim, estou extremamente convicto de que com Leonor Coutinho ao leme Cascais vai ganhar.

1 abraço fraterno,

João Rocha

Jose Tomaz Mello Breyner said...

Caro João Rocha

Não pertenço a qualquer partido,e até reconheço que José Luis Judas excedeu as minhas expectativas como Presidente da Camara de Cascais. No entanto devo dizer-lhe como Cascaense que o actual Presidente da Camara tem sido para mim o melhor Presidente da Camara que Cascais teve desde que me conheço(52 anos). Só espero que possa continuar há frente desta autarquia por muitos e bons anos.

A Dª Leonor Coutinho não é de Cascais e nós temos o direito de exigir aos partidos que escolham residentes no Conselho para gerirem os nossos destinos, pelo que prevejo que a vitória do Dr António Capucho fruto da sua boa gestão, da sua seriedade, e do seu amor ao nosso Concelho, mas também perante a falta de alternativa (credivel para os Cascaenses) vá ser esmagadora.

Abraço

José Tomaz de Mello Breyner