Thursday, January 07, 2010

Pescadores de Cascais não vão para o mar há mais de um mês

In Público (7/1/2010)


«O mau tempo está há um mês a impedir os pescadores de Cascais de irem ao mar, uma situação que, a manter-se, agravará a situação económica da comunidade piscatória da vila, alertou ontem a Associação de Armadores e Pescadores.

"Estamos a atravessar um Inverno mais rigoroso e, se o mau tempo durar, a situação das famílias irá agravar-se porque têm contas para pagar e têm de pôr comida na mesa", disse à Lusa o presidente da Associação de Armadores e Pescadores de Cascais, António Ramos.

Apesar de hoje ter arriscado entrar no mar, "apenas porque o dia pareceu estar menos mau", António Ramos reconhece que a maioria dos seus 200 associados prefere ter garantias de bom tempo para ir pescar. "Alguns já têm entrado no mar desde domingo e chegam a deixar lá o material mas a maioria dos pescadores só vai entrar quando tiver certeza de que não corre riscos", acrescentou o responsável.

Pescador há cerca de 60 anos, António Filipe recorda o temporal dos últimos dias como "os vendavais de antigamente, em que se ficava meses sem ir ao mar". "Há mais de um mês que não saímos para trabalhar e quem paga é a barriga: se não se ganha, não se come e, em vez de comermos um bife, temos só de comer uma sopa", lamentou. Sem previsões de melhorias meteorológicas para os próximos dias, António Filipe teme que as condições do mar continuem sem permitir a saída para trabalhar e, por isso, afirma que o mau tempo deu "bastantes prejuízos para as artes de pesca".»

No comments: