Tuesday, January 18, 2011

Cascais dá 40 mil euros para roteiro turístico submarino

In Público (18/1/2011)

«O mergulhador Miguel Lacerda, conhecedor do mar de Cascais, decidiu criar um projecto de investigação subaquática para encontrar, nas profundezas da costa do Estoril, os melhores roteiros marítimos para a prática de mergulho.

Praticante de mergulho desde os nove anos, Miguel Lacerda referiu que além das condições meteorológicas, é necessária também ajuda financeira. A Câmara de Cascais já decidiu atribuir um subsídio de 40 mil euros, para a elaboração do seu estudo científico e para edição do livro.

Depois de em 2008 ter publicado um livro sobre mais de 800 espécies de animais marinhos de Cascais, Miguel Lacerda decidiu agora lançar-se num novo desafio. "Achei interessante elaborar um projecto sobre os roteiros marinhos de Cascais, numa vertente mais ligada ao turismo", para "mostrar as melhores zonas para se fazer mergulho", explicou. Será um trabalho "bastante útil para os amantes" desta actividade, refere, e uma nova proposta turística do concelho de Cascais.

O projecto ainda não arrancou. "A recolha de material levará cerca de três anos a estar concluído, analisado e organizado para que depois esteja em condições de ser publicado um livro", disse. Ao todo terão de ser realizados entre 150 a 300 mergulhos, por toda a extensão marítima da costa do Estoril, entre o Forte de São Julião da Barra, ainda em Oeiras, e o cabo da Roca, já no concelho de Sintra.

No roteiro marinho será também incluída a Montanha do Camões, uma montanha submarina situada 11 milhas a oeste do cabo da Roca, "ideal para quem gosta de mergulho profundo e oceânico", descreve Lacerda, que deverá investigar cerca de 30 zonas subaquáticas. "Ao fim de conseguir todo o material e de o apresentar à Cascais Atlântico [agência municipal dedicada ao mar], espero conseguir escrever um livro que descreva zona a zona para que as pessoas saibam o que podem encontrar, o tipo de fauna, e irem directamente aos locais do seu interesse", sustentou. Lusa»

...

E tem toda a razão o promotor, uma vez que qualquer dia não haverá nada de interesse turístico à superfície...

No comments: