![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj9H5BwKsHgrVFrh5q36i3ZBo_nKgCMeKhMSOsxIzXk7Y5Qnz-F7CorGKlbuCnKKgHEX-abKzSZa5SfNraQlxTWf2N3ypZyROrvg6htMyz4l-CqmrYGKFfmUr-oNy63QdiUwP1a/s400/Praceta1.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhQn02lALpDFbh2HWc1CuQbP_cI0MA0MIeVh5F2os1VNS-fJb3b_p2-i4VAdEE8vQO2cUZrH28xfBh-_6ehnp4QRIPRNbCLgedg7CMPIoPfW1krO1guEurAfCVvG0zC4UtHnxYO/s400/Praceta3-3.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjM-kFVdFITm8BjLnucKwvOgzS2D5PGSwhIu1LpRvVI7rSGfPX04iMCOauFGzsqKFnLa_Biynd-CRlEYOlFCY468H_EMTdLx49ffUVjdXUtc8d93eVc_PqPeUWrp9HB3NIaWGTL/s400/Praceta2-3.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgpBqrUmf7Q_LRYVSiXOlNHzG2Kl6vQcjM1FnHKagx45NkEJPxZZOTZq1HMted16T6RZ4kLhPkI7dkzN2MaZ7oihZj6ElUUkIKXsRbaTCBqt-NHLldI4alWRTl-nsAyQabrc2T5/s400/Praceta4-4.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhY0le4Z7Mi2E1RHVY0mQn1Lp2w0sja4Rc6olDqr9_QcgOvKb8tjz_YvGTJ2OhcXbnhLTp2dByD-9UOt_idqfUc4AHrE_1WRKmTKwjJF4yHqErv7zhNvotdGyLBGqO0klg4-Oqb/s400/Praceta4-5.jpg)
Chegadas por e-mail, eis algumas imagens do projecto 20 do OP, projecto destinado à praça da Quinta da Carreira, cujo resumo é:
«A área de intervenção corresponde a uma praça pavimentada, com árvores em caldeira, contornada por uma rua de sentido único que serve simultaneamente, lojas, edifícios de habitação e estacionamento. A proposta prevê o reordenamento do trânsito e estacionamento, assim como a requalificação das zonas de estada/zona lúdica com criação de zonas de esplanada e renovação da iluminação, pavimentação e mobiliário urbano. Promove-se igualmente a ligação da Praça com zona de acesso à estação, lado Norte, através de um lanço de escadas que rompe o muro existente e cria um pequeno anfiteatro.»
Mais fotos em aqui.
4 comments:
Conheço muito bem a Praça, pois vivi lá há alguns anos. Contudo, o que se propõem fazer - retirando a circulação automóvel em redor da praça e criando um «cul-de-sac» ou beco sem saída no lado Norte - é a meu ver um erro inaceitável, pois irá apenas causar caos nesse trecho (as medidas apontadas impedirão a inversão de marcha de camiões de abastecimento às lojas, por exemplo), em vez de permitirem a circulação fluída em redor da dita praceta.
Haveria, no caso de insistirem em fechar o resto da praça à circulação, uma solução de compromisso, que consistiria em abrir a via que se propõem tornar num BECO para a Avª Florinda Leal (ao lado da antiga Papelaria Bonanza), com dois sentidos, permitindo então a circulação mais fluída.
Caso contrário, ao se insistir em projectos mal-pensados como este, apenas se vai piorar muito as condições dos habitantes e gastar inutilmente o dinheiro dos contribuintes, quando há tantas coisas muito mais urgentes em que o aplicar!
Um esclarecimento: a abertura que sugeri acima serviria para abrir nos dois sentidos o troço citado, entre a Avª Florinda Leal e a Avª Mariano Cyrilo de Carvalho...
O post anterior de CPortugal deixa patente algum desconforto dos logistas em relação à solução de requalificação que aqui se apresenta. Parece-me haver razão para o comentário uma vez que o desenho proposto, para além de não salvaguardar aspectos de natureza funcional que são essenciais à actividade comercial, é rebuscado, cheio de torções, rampas, muros e escadas em contraste com a sobriedade da disposição dos edificios que delimitam a praça.
A pouca paciência dos logistas para as iniciativas da Associação de Moradores já se manifestou noutras ocasiões e sempre pelos mesmos motivos: Não reconhecem legitimidade à AMQC para impor seja o que for no espaço público que é pertença de todos e como tal não pode ser capturado seja por quem for. O activismo de uns quantos, ainda que carregado de boas intenções, não pode sobrepor-se ao interesse geral. Nos tempos que correm isto parece ser coisa de pouca importância. Mas não é.
João Fragoso
Atrás onde se lê "logistas" deverá ler-se "lojistas"( das lojas);será já a marmelada do Acordo Ortográfico de Sócrates...?
Post a Comment