Tuesday, April 24, 2012

Câmara de Cascais aponta praia de Carcavelos para a Faculdade de Economia da Nova

In Público Online (24/4/2012)
Por Carlos Filipe

«Um terreno junto à praia de Carcavelos e que confina com as instalações da NATO, em Oeiras, diante do Forte de São Julião da Barra, foi o local encontrado pela Câmara de Cascais para corresponder ao desejo expresso pela Faculdade de Economia da Universidade Nova de se implantar naquele concelho, o que a faria deixar as actuais instalações, em Campolide. [...]

De acordo como documento a que o PÚBLICO teve acesso, o espaço encontrado pelo município de Cascais situa-se mesmo no limite sudeste do concelho, na linha de fronteira com Oeiras. Com uma área total de nove hectares, fica separado das instalações da NATO pela estrada da Medrosa (chamada estrada militar), e do outro lado, a poente, confina com a EN6-7, que liga a estrada marginal à auto-estrada A5. A Norte, confina com a urbanização da Quinta de São Gonçalo e a sul, com a estrada marginal (EN6).

Segundo o acordo de intenções entre o município e o estabelecimento universitário, o terreno a encontrar teria que ser icónico, junto ao mar, capaz de poder acolher instalações modernas e suficientemente atraente para captar as atenções da comunidade estudante estrangeira. Boas acessibilidades viária e pedonal foram outras das condições impostas como fundamentais. Obrigava-se o município a encontrar um espaço com aquelas características no prazo máximo de um ano.

Na memória descritiva do plano geral, avalia-se a possibilidade de se virem a desenvolver ligações à praia de Carcavelos através de túnel, e ao parque urbano, a poente, por passadiços pedonais. Estacionamento para até mil viaturas (350 em lugares subterrâneos) está também previsto. É descrita a cércea média de 15 metros de altura dos edifícios (máximo de três pisos), que compreende um núcleo residencial para docentes e alunos, auditório (500 lugares), pavilhão desportivo, refeitório, biblioteca, zonas verdes. Para aproveitar a proximidade da praia, é também referida a criação de um núcleo com escola de surf. [...]»

3 comments:

Anonymous said...

Excelente notícia para Carcavelos.
Toda a zona sera beneficiada, e a entrada no Concelho tera um outro aspeto, em vez daquele terreno há anos ao abandono.
Será um grande desenvolvimento para os dois Concelhos, Cascais e Oeiras.
Muito bom.

Julio Amorim said...

Especialmente o estacionamento para mil viaturas deve fazer parte do "desenvolvimento sustentável" da moda....bla,bla,bla

Anonymous said...

Num país em bancarota económica fazer uma Faculdade de Economia na praia de Carcavelos (com uma escola de surf)só lembra ao careca de Cascais !!!