Friday, December 14, 2012

Governo vai concessionar Linha de Cascais a privados em 2013, diz presidente da Câmara de Cascais

In LUSA /Público Online (14/12/2012)

«O presidente da Câmara de Cascais, Carlos Carreiras, disse nesta quinta-feira que a solução encontrada pelo Governo para o investimento necessário na Linha de Cascais passa pela concessão a privados.

"O que está previsto pelo Governo e consta do memorando da 'troika' é que estas questões ferroviárias têm de estar resolvidas até final de 2013 e a única solução prevista para a Linha de Cascais, já que não há dinheiro para se investir, é a concessão a privados", afirmou Carlos Carreiras.

O presidente da Câmara de Cascais adiantou ainda que há já dois grupos privados interessados na concessão, mas que caberá ao Governo estudar o melhor modelo e a melhor proposta.

"A Linha de Cascais exige grandes investimentos e o ponto principal é renovar as carruagens já que o anterior Governo tinha isso previsto e não o fez", acrescentou o autarca, sublinhando que a linha do Estoril até começou por ser de gestão privada.

Carlos Carreiras, que até se tinha oferecido para gerir a Linha de Cascais num modelo partilhado com Oeiras e Lisboa, adiantou ainda que essa hipótese foi já excluída.

"Nem Lisboa nem Oeiras se mostraram muito favoráveis a essa hipótese e após reuniões com o secretário de Estado dos Transportes, isso foi logo posto de parte", sustentou.

Inaugurada em 1889, a Linha de Cascais, que liga Cascais a Lisboa, tem 123 anos e recebe diariamente milhares de utentes.

2 comments:

Anonymous said...

E o que é que o presidente da CMC tem com mais esta privatização? Não será da competencia do governo?. Será que já se julga governo?. Devia era dar mais atenção ao conselho e desxar as "manias" para os outros.
Carlos Sousa

Anonymous said...

LOBO VILLA
A CP não pertence á autarquia nem ao governo, pertence ao Estado ; este, por sua vez, assaltado que foi pelo governo, pelos partidos, e todos estes pelos interesses particulares, já confundem tudo, já ninguém sabe o que é de quem...é o nacional-globalismo da corrupção e da incompetência !
Para gerir uma coisa tâo simples como uma linha de combóios...