Thursday, August 22, 2013

Cascais esperava 11 cruzeiros mas só recebeu dois no último ano


In Público (22.8.2013)/ LUSA

«Cascais esperava receber no último ano mais de uma dezena de cruzeiros de luxo e 3200 visitantes, mas à vila apenas chegaram dois navios, o que defraudou as expectativas criadas pelo comércio local e pela própria autarquia.

Há precisamente um ano, atracou na baía de Cascais o Seven Seas Mariner, com 700 passageiros, facto que assinalava a entrada da vila na rota internacional de navios de cruzeiro. Um ano após a chegada do primeiro paquete, Cascais recebeu apenas o The World, em Julho, com 500 turistas.

“Não se pode dizer que teve um grande impacto [na economia local] porque só ainda vieram dois paquetes. Não foi aquilo que se estava à espera, pois só quando houver uma cadência de chegada de cruzeiros é que a economia local vai realmente sentir o impacto. Houve expectativas criadas que foram goradas e neste momento está tudo parado”, lamentou à Lusa o presidente da Associação Empresarial do Concelho de Cascais (AECC), Armando Correia[...]»

2 comments:

aragonez said...

Independentemente dos resultados práticos obtidos, onde certamente avultam os da CAC, campanha autarquica em curso, não me parece que navio algum daquele porte tenha ATRACADO em Cascais.
Já no outro dia, um dos poucos verdadeiros jornalistas de que dispomos em Portugal, se referiu aos paquetes do Dr. Carreiras como tendo "atracado" em Cascais.
Cultura jornalística e não só, comparável à "solução de continuídade", que tantas vezes é invocada com um significado a 180º da realidade.
Até o Louçã das amplas liberdades...

Miguel de Sepúlveda Velloso said...

mas essa gente está à espera de quê? cascais é hoje um inferno de obras pato-bravo, manchas urbanas sem qq interrupcao entre elas, projectos medonhos junto ao mar, praias coratdas a meio para colocar muralas de cimento de uma marina que alterou para sempre o perfil da vila. Quem é que no seu perfeito juízo, teria expectativas de uma "cadência" na chegada de cruzeiros? nem todos os turistas sao loucos ou cegos.