Wednesday, June 27, 2007
E os transportes públicos de Cascais, como são hoje?
Há cerca de 25 anos o tempo de passagem era de 20m, média, nos bairros residenciais para lá do centro da vila; o terminal era ao ar livre, primeiro, defronte à estação de comboios, depois, prolongando-se pela rua até ao Bar-Carruagem. Os veículos eram arcaicos, deitavam fumo pelo tubo de escape, os picas eram antipáticos, o transporte mais parecia de mercadorias.
Mas nessa altura havia muitos passageiros, hoje, presumo, que com carro, quase todos eles. Entretanto, o terminal também mudou, mas mantém-se terceiro-mundista, enfiado que está numa espécie de câmara de gás a céu aberto (o mesmo se passa em Lisboa, por sinal, no Campo Grande e em Sete Rios, por exemplo ... mas isso é noutro fórum), o interface com a Refer funciona mal, e cada vez parece que existem mais carros em Cascais. Salva-se o BusCas, que importa incrementar para fora da vila e, no centro, sobretudo, fazer o mesmo percurso para lá e para cá ... para não se assistir a estrangeiros sentados na paragem onde saíram, à espera de apanhar o autocarro de volta, quando na volta ele vai passar noutro sítio completamente diferente, santa pachorra!
Afinal, como é? Como é apanhar o autocarro de/para Birre, da Areia, Pampilheira, Bº Rosário, Torre, Guia, Malveira da Serra, Alvide, Pai do Vento, Amoreira, Alcabideche, Alcoitão, Cabreiro, Livramento, etc.?
Mas nessa altura havia muitos passageiros, hoje, presumo, que com carro, quase todos eles. Entretanto, o terminal também mudou, mas mantém-se terceiro-mundista, enfiado que está numa espécie de câmara de gás a céu aberto (o mesmo se passa em Lisboa, por sinal, no Campo Grande e em Sete Rios, por exemplo ... mas isso é noutro fórum), o interface com a Refer funciona mal, e cada vez parece que existem mais carros em Cascais. Salva-se o BusCas, que importa incrementar para fora da vila e, no centro, sobretudo, fazer o mesmo percurso para lá e para cá ... para não se assistir a estrangeiros sentados na paragem onde saíram, à espera de apanhar o autocarro de volta, quando na volta ele vai passar noutro sítio completamente diferente, santa pachorra!
Afinal, como é? Como é apanhar o autocarro de/para Birre, da Areia, Pampilheira, Bº Rosário, Torre, Guia, Malveira da Serra, Alvide, Pai do Vento, Amoreira, Alcabideche, Alcoitão, Cabreiro, Livramento, etc.?
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2 comments:
Isto é um tema muito pertinente!... o aumento de automóveis nas ruas talvez justifique a falta de comentários... por falta de experiência de uso dos transportes colectivos.
Tenho observado que - fora o BUSCAS - a restante rede de camionagem não tem "ar" de coisa desenvolvida. Mas vejo um "acerto" assinalável nas chegadas dos autocarros com os horários do comboio.
3 anos passados do post inicial. Houve algumas melhorias no Verão passado no terminal rodoviário de Cascais. Há 4 carreiras a chegar ao novo Hospital.
Não me lembro de mais nenhuma melhoria...
Mas carros e filas, há-os em maior número! E a velocidade das carreiras rodoviárias para tentarem cumprir horários: assustadora! As carreiras chegam ao Hospital, mas não alteraram os horários de partida e chegada! Como foi possível?!?
Eu que uso os autocarros da Scotturb com alguma frequência, assusto-me quando vejo a exaustão dos motoristas...
Parece-me que serão necessárias algumas mudanças, pela segurança dos utentes dos transportes e dos motoristas, mas também pela dos utentes da via pública!...
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