Monday, September 24, 2007

E a Cidadela (?)... vão-se, portanto, anulando as iniciativas.


...retomemos o que aqui se comunicava e que corre o risco de se perder no meio do debate sobre demolições e clandestinidade: a reabilitação da cidadela.

No público de 19 de Setembro escrevia-se:
"O Presidente da Câmara de Cascais anunciou ontem que o prazo da cedência da Cidadela ao Município foi alargado para 75 anos. António Capucho revelou que os 35 anos inicialmente concedidos pela Direcção Geral do Património foram considerados insuficientes para atrair interessados na exploração comercial e hoteleira do espaço.
Aliás, vários interessados em concorrer à reabilitação do antigo recinto militar acabaram por não avançar com propostas, tendo a Câmara optado por não entregar o espaço ao único candidato que se apresentou, por não respeitar as normas do concurso. O pagamento ao Estado acresce em 2,8 milhões de euros aos 4,5 milhões inicialmente acordados".


Este conjunto (que nos relembra outros dois que nos deixam igualmente envergonhados perante quem nos visita: fortaleza de Sagres e conjunto de Nª Srª do Cabo em Cabo Espichel) não pode assim contar com o Estado - e, neste caso, o Estado ao mais alto nível - e, pelos vistos, também a iniciativa privada e a sociedade civil - mais interessadas (só) num tipo de "lucro" - não parecem estar ainda suficientemente "motivadas" para intervir numa solução. 
...É um bom retrato de como construimos, criamos, ocupamos, ocupamos abusivamente, degradamos, abandonamos, imploramos por ajuda e, ela, a "fazer-se difícil", a custo, e na ignorância do que tem entre mãos, lá irá (um dia... talvez) actuar.
Ninguém fica bem no retrato.

imagens retiradas de filme virtual em http://fortalezadecascais.pt (site a visitar)

No comments: