Friday, September 07, 2007
Mobilidade acrescida com menos transporte privado
In Jornal de Notícias (7/9/2007)
«Autarquias apostam na mobilidade para os seus territórios
Talvez porque a maior mobilidade de uns pode significar a imobilidade de muitos outros, e ainda porque convirá que o exemplo venha de cima, os secretários de Estado dos Transportes e do Ambiente foram ontem a Cascais de comboio. Ana Paulo Vitorino e Humberto Rosa davam assim um sinal de que a adesão à Semana Europeia da Mobilidade (entre 16 e 22 do corrente) por parte de largas dezenas de municípios do país passa também pela aceitação do princípio básico que é o abandono, o mais possível, do transporte privado em favor do colectivo. "Melhores ruas para todos" é o o lema deste ano da Semana da Mobilidade. Melhores ruas significa, no contexto, a apropriação do espaço público pelas pessoas e não pelos carros de cada um. Ganha o ambiente e ganha a mobilidade de todos, com um melhor aproveitamento e racionalização dos transportes públicos. Parece simples, mas a secretária de Estado dos Transportes deixou a ideia de que tal noção ainda não está bem entranhada em muitas câmaras do país "Quando pensam em retirar o tráfego de uma determinada zona, pensam logo na necessidade de outras vias para o tráfego desviado", lançou. E a ideia, em seu entender, passa pela primeira aposta e, em alternativa à segunda, decidir que o que importa é diminuir o número de motores. Desde o lançamento das semanas da mobilidade, em 2000, já aderiram à iniciarica 210 dos 308 municípios do país. Faz parte do programa a adesão às linhas de orientação globais e implementar pelo menos uma nova medida permanente que contribua para a substituição do automóvel por modos de transporte ecológicos e, genericamente, promover uma mobilidade urbana mais sustentável. Relativamente a 2006 e a par de Bolonha (Itália), Budapeste (Hungria) e Léon (Espanha), Cascais é uma das finalistas do Prémio deste ano da Semana Europeia da Mobilidade. A vantagem dos transportes públicos para a saúde ambiental e ganhos no dia-a-dia urbano foi deixada em números pela secretária de Estado dos Transportes. Concretamente, Ana Paula Vitorino mencionou a expansão dos metropolitanos de Lisboa e Porto e a entrada em funcionamento do Metro Sul do Tejo. Segundo referiu, dados da procura destes meios de transporte em Lisboa cresceram cerca de 0,2%, e no Porto 10,4%. Já os comboios suburbanos de Lisboa e do Porto transportaram no ano passado, respectivamente, mais 1% e 9% de passageiros relativamente a 2005. Ana Vitorino considerou que muitas das acções de transferência modal do transporte individual para o público "são da responsabilidade das autarquias" e daí o "seu papel determinante" nesta questão»
Faziam melhor, muito melhor, e mais pela mobilidade se aumentassem o número de comboios na Linha de Cascais; acabassem, de vez, com a vergonha das obras no Cais do Sodré; criassem efectivos inter-faces com autocarros eficazes, dignos e com carreiras que chegassem aos diferentes pontos dos concelhos, etc., etc. Como nada disso é feito, esta notícia refere-se apenas a um evento de publicidade gratuita, e para inglês ver ... o pior é que cada vez há menos ingleses na Linha. Abençoada ingenuidade!
«Autarquias apostam na mobilidade para os seus territórios
Talvez porque a maior mobilidade de uns pode significar a imobilidade de muitos outros, e ainda porque convirá que o exemplo venha de cima, os secretários de Estado dos Transportes e do Ambiente foram ontem a Cascais de comboio. Ana Paulo Vitorino e Humberto Rosa davam assim um sinal de que a adesão à Semana Europeia da Mobilidade (entre 16 e 22 do corrente) por parte de largas dezenas de municípios do país passa também pela aceitação do princípio básico que é o abandono, o mais possível, do transporte privado em favor do colectivo. "Melhores ruas para todos" é o o lema deste ano da Semana da Mobilidade. Melhores ruas significa, no contexto, a apropriação do espaço público pelas pessoas e não pelos carros de cada um. Ganha o ambiente e ganha a mobilidade de todos, com um melhor aproveitamento e racionalização dos transportes públicos. Parece simples, mas a secretária de Estado dos Transportes deixou a ideia de que tal noção ainda não está bem entranhada em muitas câmaras do país "Quando pensam em retirar o tráfego de uma determinada zona, pensam logo na necessidade de outras vias para o tráfego desviado", lançou. E a ideia, em seu entender, passa pela primeira aposta e, em alternativa à segunda, decidir que o que importa é diminuir o número de motores. Desde o lançamento das semanas da mobilidade, em 2000, já aderiram à iniciarica 210 dos 308 municípios do país. Faz parte do programa a adesão às linhas de orientação globais e implementar pelo menos uma nova medida permanente que contribua para a substituição do automóvel por modos de transporte ecológicos e, genericamente, promover uma mobilidade urbana mais sustentável. Relativamente a 2006 e a par de Bolonha (Itália), Budapeste (Hungria) e Léon (Espanha), Cascais é uma das finalistas do Prémio deste ano da Semana Europeia da Mobilidade. A vantagem dos transportes públicos para a saúde ambiental e ganhos no dia-a-dia urbano foi deixada em números pela secretária de Estado dos Transportes. Concretamente, Ana Paula Vitorino mencionou a expansão dos metropolitanos de Lisboa e Porto e a entrada em funcionamento do Metro Sul do Tejo. Segundo referiu, dados da procura destes meios de transporte em Lisboa cresceram cerca de 0,2%, e no Porto 10,4%. Já os comboios suburbanos de Lisboa e do Porto transportaram no ano passado, respectivamente, mais 1% e 9% de passageiros relativamente a 2005. Ana Vitorino considerou que muitas das acções de transferência modal do transporte individual para o público "são da responsabilidade das autarquias" e daí o "seu papel determinante" nesta questão»
Faziam melhor, muito melhor, e mais pela mobilidade se aumentassem o número de comboios na Linha de Cascais; acabassem, de vez, com a vergonha das obras no Cais do Sodré; criassem efectivos inter-faces com autocarros eficazes, dignos e com carreiras que chegassem aos diferentes pontos dos concelhos, etc., etc. Como nada disso é feito, esta notícia refere-se apenas a um evento de publicidade gratuita, e para inglês ver ... o pior é que cada vez há menos ingleses na Linha. Abençoada ingenuidade!
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