Thursday, May 08, 2008

Câmara de Cascais vai comprar antigo cinema de São João

In Público (8/5/2008)
Luís Filipe Sebastião

«A Câmara de Cascais vai comprar o antigo cinema de São João do Estoril, no Centro Comercial Grande Galiza, para que o espaço possa servir ao desenvolvimento de actividades culturais. A antiga sala de espectáculos está a ser utilizada por um centro da Igreja Universal do Reino de Deus, mas proprietário e autarquia consideram o espaço como devoluto.
O executivo camarário deliberou, por unanimidade, adquirir o antigo cinema e uma loja contígua, no centro comercial de São João do Estoril, pelo valor global de 250 mil euros. Segundo uma proposta do presidente da autarquia, António Capucho, a sociedade proprietária dos imóveis manifestou vontade de vender ao município o auditório, com cerca de 330 m2, pelo valor de 190 mil euros. A câmara respondeu que aceitava o valor e mostrou-se interessada em adquirir a loja contígua, com 32 m2, por 60 mil euros. Ambos os valores, de acordo com a proposta aprovada pelo executivo, são inferiores às avaliações dos serviços de Finanças.
Na freguesia do Estoril, reconhece o autarca do PSD, verifica-se "a carência de equipamentos destinados a actividades de índole cultural", nomeadamente às relacionadas com artes de espectáculo. Além disso, a zona da Galiza/Fim do Mundo não possui qualquer espaço para actividades culturais. Assim, frisa António Capucho, a antiga sala de espectáculos e o espaço confinante reúnem condições que "permitirão a sua utilização, designadamente pelas associações da zona, para o desenvolvimento de actividades ligadas à cultura". Uma nota camarária salienta que a requalificação do antigo cinema, inserido numa zona densamente povoada, contribuirá "para uma franca melhoria da oferta lúdica e cultural à população". Apesar dos dois espaços estarem referenciados como devolutos, o antigo cinema encontra-se ocupado pelo Centro de Ajuda Espiritual-Pare de Sofrer. Neste centro da Igreja Universal do Reino de Deus, com sede em Chelas, não se encontrava qualquer responsável para comentar a venda das fracções do Centro Comercial Grande Galiza. »

Uma boa notícia, porque aparenta uma mudança de atitude face às salas de cinema ... tivesse sido assim aquando da ignomínia que foi feita ao São José e nesta altura Cascais poderia orgulhar-se de ter uma sala em pleno cento da vila.

Mas parece-me uma notícia fora de cena ..., São João não é Cascais, muito menos a sala é, por exemplo, o antigo cinema , já que seria oportuno, sim, a CMC comprar o o outro espaço ocupado pela 'igreja', na circunstância o saudoso ... OXFORD.

2 comments:

Anonymous said...

Sempre "há bela sem betão",de vez em quando.
E o Anfi-teatro Lopes Graça ?
Foi na voragem das torres soviéticas ?

8-5-08 Lobo Villa

RA said...

Conheço este suposto cinema que se localiza na cave de um centro comercial muito pouco dinamizado.

Concordo que o valor de aquisição é relativamente baixo, mas efectivamente este espaço estava abandonado.

No que diz respeito a promover actividades culturais da zona da Galiza/Fim do Mundo... se o objectivo é divulgar e promover as diferentes culturas que existem no Concelho, recorrer a um espaço sem visibilidade não contribui em nada para este objectivo.

O Centro Cultural de Cascais e sem dúvida que o antigo cinema Oxford possuem um potencial muito grande de promoção e dinamização de eventos culturais para o Concelho e não apenas para circuitos fechados.