Tuesday, May 13, 2008

A idade da inocência





Há poucos anos, as crianças que frequentam a escola dos antigos Banhos da Poça, em S. João do Estoril, pegaram em tintas e pincéis e decoraram a passagem subterrânea que dá acesso à praia, ali a dois passos. Fizeram-no com entusiasmo, pintando nas paredes uma sequência de escotilhas com motivos marinhos de cores vivas. Com mais ou menos luz, as passagens subterrâneas costumam ser lugares deprimentes, mas graças ao gesto dessas crianças, a de S. João ficou a mais bonita da Linha.

Poucos anos passados, a passagem está no estado que se vê. Os desenhos das crianças não foram ainda atingidos de forma directa, mas não tardará muito, certamente. A pergunta que fica é: a escola dos antigos Banhos da Poça deu um pouco do seu tempo à comunidade ao decorar aquela passagem subterrânea; esse trabalho, sem preço, está em risco de se perder às mãos de vândalos. Até quando vai a Câmara de Cascais continuar a “premiar” a acção dos segundos, ao fechar os olhos ao que ali se passa?

3 comments:

Anonymous said...

Curiosamente ainda ha uma semana comentava isso mesmo com um casal amigo quando nos dirigiamos para a esplanada da praia! É um autêntico lixo visual aquilo que pelas paredes do concelho vai aparecendo! A Camara que pense muito bem se vale a pena andar a promover na baia de Cascais "Concursos de grafitis", porque mais não é que incentivar a que outros lixos surjam! O Tunel do Forte Velho é um exemplo disso mesmo!
Pedro.

Anonymous said...

Concordo que é um vandalismo,embora haja correntes de opinião(que eu tenho que respeitar)que defendem os grafitis como uma nova forma de "arte urbana",como em Barcelona,cujo município encoraja.
Seja como for,amanhã repinta-se e acabou-se.
Porém a demolição de um Chalet e jardim(Montrose)ou do Miramar,
de "autoria" da própria Câmara,que fazer?...

17-5-08 Lobo Villa

Anonymous said...

É muito fácil saber de quem é a autoria da maior parte das pinturas. Elas começaram a aparecer quando abriu a loja de skates (SK8 Way) na Marginal (ao pé da loja das motas do Joaquim). Aliás, quando abriram a policia PSP apareceu para obrigá-los a limpara o nome da loja que tinha sido grafitado em cima da porta. Outros grafitis feitos pelos mesmos na mesma altura ficaram (?).
A palavra "SK8 Way" e o logotipo que se encontra na loja encontram-se em muitas das pinturas !!
Só não vê quem não quer.
Passando aos actos, vou enviar queixa às entidades competentes.

Manuel