Tuesday, May 06, 2008
COMUNICADO CMC /Novo Nó Ferroviário de Alcântara:
«COMUNICADO
Novo Nó Ferroviário de Alcântara:
Cascais, 30 de Abril de 2008
O Governo, através do Ministério da Obras Públicas, acaba de apresentar publicamente o projecto da "Nova Alcântara - Novo Nó Ferroviário de Alcântara e Terminal de Contentores de Alcântara", o qual responde, no essencial, a uma antiga aspiração legítima dos cascalenses.
No domínio ferroviário é objectivo essencial deste projecto aumentar a segurança, a qualidade e a fiabilidade do serviço, bem como a interoperabilidade com a restante rede.
Estima-se o aumento de cerca de 39% entre os passageiros transportados em 2007 e os
previstos para 2017 (de cerca de 30 para 42 milhões de passageiros/ano), com significativa contenção do número de utentes da auto-estrada A5. Trata-se de uma inflexão face à anterior tendência de perda sustentada de passageiros pela linha de Cascais (cerca de menos 7 milhões/ano entre 2000 e 2007).
Assim, a linha de Cascais, mediante o desnivelamento do Nó de Alcântara, irá permitir a partir de 2013 a comunicação com a Circular Ferroviária de Lisboa a as estações de Sete Rios, Entrecampos e Oriente, bem como com a rede nacional e internacional, com especial relevância para a ligação directa ao Novo Aeroporto de Lisboa.
Os tempos de viagem a partir de Cascais serão reduzidos como se segue:
· Sete Rios 37 min;
· Entrecampos 40 min;
· Oriente 54 min;
· Novo Aeroporto 67 min;
· Setúbal 65 min;
· Porto 1h15 min;
· Madrid 3h15 min.
Estão previstos investimentos de 189M€ em toda a infra-estrutura e a aquisição de material circulante de elevada comodidade no valor de 189M€.
Trata-se de um projecto estruturante para Cascais e da maior relevância para a qualidade vida futura dos cascalenses, para além de proporcionar grandes benefícios para a o desenvolvimento económico do Concelho pelo favorecimento do afluxo de visitantes, mormente dos turistas provenientes do novo Aeroporto de Lisboa e da própria da Capital.
Depois de concretizada a adjudicação do novo Hospital, este investimento ferroviário
representa, sem dúvida, uma mais-valia adicional extremamente relevante para Cascais.
Nesta conformidade, a Câmara Municipal de Cascais transmitiu ao Governo na pessoa do
Senhor Ministro das Obras Públicas e da Senhora Secretária de Estado dos Transportes o reconhecimento pelo grande mérito e inequívoca oportunidade dos investimentos em causa.
António d' Orey Capucho
(Presidente da Câmara Municipal de Cascais)»
-----
A meu ver, há só dois «pequenos» problemas:
1. A ir em frente, este «projecto» será um acto grave para Lisboa, a começar pela mais que duplicação do «muro» de contentores que, alegremente, a APL irá construir, separando, mais uma vez e abusivamente, os cidadãos do rio ... e acabando na reincidência parva em construir e estropiar o vale de Alcântara, sem qualquer estudo ambiental prévio.
2. Para Cascais e para os cascalenses, será tudo muito «bonito», como diz o Dr. António Capucho, simplesmente, com autocarros e carreiras como as que há actualmente a chegar e a sair das estações de comboio, aposto que vai toda a gente continuar a ir de pópó para Lisboa. Trata-se, mais uma vez, de começar a casa pelo telhado. Não aprendem. É escusado!
Novo Nó Ferroviário de Alcântara:
Cascais, 30 de Abril de 2008
O Governo, através do Ministério da Obras Públicas, acaba de apresentar publicamente o projecto da "Nova Alcântara - Novo Nó Ferroviário de Alcântara e Terminal de Contentores de Alcântara", o qual responde, no essencial, a uma antiga aspiração legítima dos cascalenses.
No domínio ferroviário é objectivo essencial deste projecto aumentar a segurança, a qualidade e a fiabilidade do serviço, bem como a interoperabilidade com a restante rede.
Estima-se o aumento de cerca de 39% entre os passageiros transportados em 2007 e os
previstos para 2017 (de cerca de 30 para 42 milhões de passageiros/ano), com significativa contenção do número de utentes da auto-estrada A5. Trata-se de uma inflexão face à anterior tendência de perda sustentada de passageiros pela linha de Cascais (cerca de menos 7 milhões/ano entre 2000 e 2007).
Assim, a linha de Cascais, mediante o desnivelamento do Nó de Alcântara, irá permitir a partir de 2013 a comunicação com a Circular Ferroviária de Lisboa a as estações de Sete Rios, Entrecampos e Oriente, bem como com a rede nacional e internacional, com especial relevância para a ligação directa ao Novo Aeroporto de Lisboa.
Os tempos de viagem a partir de Cascais serão reduzidos como se segue:
· Sete Rios 37 min;
· Entrecampos 40 min;
· Oriente 54 min;
· Novo Aeroporto 67 min;
· Setúbal 65 min;
· Porto 1h15 min;
· Madrid 3h15 min.
Estão previstos investimentos de 189M€ em toda a infra-estrutura e a aquisição de material circulante de elevada comodidade no valor de 189M€.
Trata-se de um projecto estruturante para Cascais e da maior relevância para a qualidade vida futura dos cascalenses, para além de proporcionar grandes benefícios para a o desenvolvimento económico do Concelho pelo favorecimento do afluxo de visitantes, mormente dos turistas provenientes do novo Aeroporto de Lisboa e da própria da Capital.
Depois de concretizada a adjudicação do novo Hospital, este investimento ferroviário
representa, sem dúvida, uma mais-valia adicional extremamente relevante para Cascais.
Nesta conformidade, a Câmara Municipal de Cascais transmitiu ao Governo na pessoa do
Senhor Ministro das Obras Públicas e da Senhora Secretária de Estado dos Transportes o reconhecimento pelo grande mérito e inequívoca oportunidade dos investimentos em causa.
António d' Orey Capucho
(Presidente da Câmara Municipal de Cascais)»
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A meu ver, há só dois «pequenos» problemas:
1. A ir em frente, este «projecto» será um acto grave para Lisboa, a começar pela mais que duplicação do «muro» de contentores que, alegremente, a APL irá construir, separando, mais uma vez e abusivamente, os cidadãos do rio ... e acabando na reincidência parva em construir e estropiar o vale de Alcântara, sem qualquer estudo ambiental prévio.
2. Para Cascais e para os cascalenses, será tudo muito «bonito», como diz o Dr. António Capucho, simplesmente, com autocarros e carreiras como as que há actualmente a chegar e a sair das estações de comboio, aposto que vai toda a gente continuar a ir de pópó para Lisboa. Trata-se, mais uma vez, de começar a casa pelo telhado. Não aprendem. É escusado!
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1 comment:
Resumindo o paleio autárquico,o que aqui se diz é que a Linha de Cascais vai aumentar em mais 12 mihões de passageiros ...
Para autarcas e patos-bravos será um festim de mais prédios e de mais milhões de m3 de betão!
Mais 12 milhões aumentam a qualidade de vida de Cascais?
Os cascalenses querem este futuro?
Porque nunca são ouvidos?
17-5-08 Lobo Villa
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