Tuesday, May 20, 2008

Zonas de Oportunidade (1)


Na imensa 'zona de oportunidade' que decorre da demolição da Praça de Touros, a CMC podia lançar mão de um plano de urbanização tendo por paradigma a tipologia do Bairro de Rosário, feito de vivendas e logradouros, ainda que adequados a uma nova classe de compradores. Supunha-se que, sobretudo, se evitasse as torres, o cimento armado, uma nova Guia ou Gandarinha.

Contudo, o Plano de Pormenor para a Reconversão Urbanística da Praça de Touros descamba numa proposta que passa pela construção de 29.500m2, 24.500m2 dos quais acima do solo (divididos por habitação e serviços) e 5.000m2 no subsolo, para comércio. Índice: 0,56.

Será que ainda se vai a tempo de rever a matéria dada, sob pena de termos ali mais um atentado urbanístico ... coroando assim a 'operação de limpeza' de que foram alvo as árvores que havia ali?

Têm a palavra a Misericórdia, a Teixeira Duarte e, claro, a CMC.

4 comments:

Anonymous said...

Esse Plano de Conversão foi aprovado no tempo do Judas...!!!
Agora, acham que a Teixeira Duarte e outros da vão abrir mão daquele espaço, para perder dinheiro???
Não acredito...

Cidadã do Mundo said...

Pois o que digo é que temos todos de agir para que de facto o antigo espaço da Praça de Touros de Cascais, seja uma homenagem à Natureza e não ao betão, ao desenvolvimento Social e à qualidade de vida dos cidadãos e não a quaisquer outros interesses, que não sejam esses.


Cabe a todos nós saber o quanto é importante intervir activa e inteligentemente em prol da nossa própria sociedade.

Apresentar uma proposta de Jardim Urbano era uma solução, que também dava trabalho a alguns arquitectos paisagistas no desemprego, podiamos fazer uma bolsa de ideias e uma petição para que se resolvê-se com representatividade.

Digam coisas.
Por um Portugal Melhor.
Por um Mundo Melhor.

Anonymous said...

O Carlos Carreiras ja deve ter alguma na manga....

Anonymous said...

Judas,Capucho,Carreiras(o terrorista-urbano)estão todos acertados pela mesma "hora sexual" do betão,contra o cidadão ,e, o Diabo que os escolha e vote neles ,nas próximas eleições.
Onde está um homem sério, como Ribeiro Telles, para votar em Cascais, nas próximas eleições?
Votar Capucho,outra vez,é votar,outra vez, na torre fálica de 100m de altura no meio da Baía !
A anterior "cidadã atenta",que propunha um Jardim Urbano para ex-Praça de Toiros,anda muito distraída...benza-a Deus!Vai votar em quem?...


28-5-08 Lobo Villa