Thursday, December 04, 2008

Boas notícias para o mercado:

In Imprensa Cascais

«CÂMARA REQUALIFICA MERCADO DE CASCAIS
– 6 de Dezembro | 11h00 | Mercado de Cascais –

O Presidente da Câmara Municipal de Cascais, António d’Orey Capucho visita no próximo sábado, dia 6 de Dezembro, pelas 11h00, o Mercado de Cascais, no âmbito das obras de requalificação já concluídas.

Proporcionar melhores condições para o funcionamento deste sector de actividade, foi o objectivo da profunda intervenção de requalificação do Mercado de Cascais que vem acrescentar uma melhoria significativa nas condições de trabalho e segurança dos vendedores do mercado que passam a contar com os meios técnicos adequados ao exercício da sua actividade.

As obras consistiram na substituição todas as câmaras frigoríficas por outras adequadas à conservação dos diferentes alimentos, na remodelação do pavimento do mercado, na substituição das infra-estruturas de esgotos e águas pluviais e do telhado do Mercado do Peixe, na limpeza e pintura das paredes dos edifícios e na reformulação das casas de banho para uso dos comerciantes e do público.

A nível cultural foi colocado, numa das paredes exteriores do mercado, um painel de azulejos com temas alusivos a Cascais e aos mercados, da autoria da artista plástica Teresa Posser de Andrade.

Numa segunda fase desta intervenção será requalificado o pavilhão da frente e as lojas do primeiro andar (2009), seguindo-se os arranjos exteriores paisagísticos nos espaços adjacentes junto ao leito da Ribeira das Vinhas.
»


Mas na última frase do último parágrafo reside a minha preocupação. A ver vamos.

5 comments:

Anonymous said...

Caro Pedro Ferrero

Pois a mim preocupa-me ainda mais o parágrafo onde se refere "...a NIVEL CULTURAL!!! foi colocado, numa das paredes exteriores do mercado, um painél de azulejos com temas alusivos a Cascais".

Fui lá ver. De facto é um lindo friso de azulejos e um verdadeiro enunciado de como a estética e a parolice do Estado Novo não saiem da cabeça dos nossos autarcas. Já nem os ditos "saloios" que vendem no mercado se reveem naquilo. E muito menos o Estado Novo, se ainda existisse.


Resta-me dar os parabéns à Sra. Vereadora da dita cultura e à artista plástica que tanto se esmerou.

Bordalo Pinheiro

Anonymous said...

Afinal o Sr. presidente parece ter adiado a Festa de Inauguração. Foi devido á chuva ou talvez porque esta estragava as fotografias, porque é preciso ampliar o (pouco) trabalho que se faz.

Anonymous said...

LOBO VILLA 30-12-08
O mais importante desta notícia é sem dúvida "o leito da Ribeira das Vinhas".
O leito em cima do qual se encontra o Mercado,leito todo ele a respeitar,e portanto a "desconstruir",a prazo,(o dito Mercado),e não a requalificá-lo.
Pior ainda é a omissa notícia da construção de um anfiteatro(para compensar o demolido Lopes Graça do Estoril-Sol?) e de outros "equipamentos" de ar livre,em cima do dito leito da Ribeira, junto ao Mercado.
Será que nenhum cascalense se lembra do drama das CHEIAS de Cascais?
E que as cheias são originadas EXCLUSIVAMENTE pelas construções em cima dos leitos dos rios tais como a do Mercado e das outras que esta autarquia quer aí acrescentar?
(E o piroso painel de azulejos, o que tem a ver com as CHEIAS ???)

Anonymous said...

.....o que os "gentleman" não sabem, é que o "presidente" vai trazer a ciganada da feira da adroana para o mercado de Cascais já em janeiro 2012.....para "animar" a "festa"....eh,eh...

Anonymous said...

Sabiam os ilustres que mais de 4.000 m2 de estacionamento por detrás do mercado municipal de cascais são ocupados ilegal e abusivamente pela camara, pois são na realidade propriedade privada ??? Mas uma acção já corre na Relação para repor a legalidade e o seu a seu dono !