Wednesday, January 07, 2009

Requalificação do palácio da Cidadela avança em Cascais

In Público (7/1/2009)

«A Presidência da República adjudicou ontem a obra de requalificação do palácio da Cidadela, em Cascais, segundo anunciou fonte oficial do palácio de Belém.
A secretaria-geral da Presidência da República, entidade responsável pelo processo, adjudicou o contrato para o projecto, segundo a mesma fonte citada pela agência Lusa. Uma fonte da autarquia de Cascais, por seu lado, manifestou ao PÚBLICO satisfação pelo avanço de uma obra que irá contribuir para a "requalificação de todo o perímetro" do antigo recinto militar situado junto à baía e à marina.

De acordo com a mesma fonte da Câmara de Cascais, a empreitada inclui a instalação de um museu no piso de baixo, a recuperação do piso intermédio para uso partilhado com o município e visitas do público (salões para banquetes e eventos, salas e aposentos dos monarcas) e o piso superior para residência oficial.
O projecto de reabilitação e musealização da Fortaleza de Nossa Senhora da Luz, em parceria com a Armada, deve ser aprovado este mês e avançar até ao final do ano. As propostas para a concessão da Cidadela para fins turístico-culturais serão abertas no próximo dia 12. O presidente da câmara, António Capucho, apresentou o concurso público da Cidadela em Setembro passado. Segundo fonte municipal, foram levantados vários cadernos de encargos, mas até ao início da semana ainda não deu entrada nos serviços camarários qualquer candidatura para o segundo concurso público destinado à exploração do antigo recinto militar. No primeiro concurso não foi aceite a única proposta apresentada, por se entender que não respeitava as condições do município. PÚBLICO/Lusa»

1 comment:

Anonymous said...

LOBO VILLA 8-1-09

Aqui está um exemplo típico da disfunção do país e das "capelinhas",neste Portugal dos Pequenitos, que é a Cidadela !
Diz-se aqui: em baixo um "museu" (para contentar a tropa ou a presidência ?...); no R/C uma salão para banquetes para "encher-o-papo" aos autarcas da CMC (aos Judas/Capuchos etc) e o último piso para "residência" (de quem ? do próximo Cavaco ?).
Ao lado, no Forte de Nª Sª da Luz,uma posta para a Armada, mais um museu...(de quê? logo se verá...já ali há meia dúzia,"é a cultura estúpido !").
A nossa governança continua assim, tal-qual como no tempo do Tenreiro ,é como partir um bacalhau ás postas: uma posta para o presidente,outra para o cacique local,outra para o almirante...e a praça-de-armas para especulação de apartamentos-de-patos-bravos-ou-de-hoteleiros...
E o povo ígnaro-contribuinte,os pescadores de Cascais,(os primeiros cascalenses...)nada,nem ouvidos!
Nesta terra que nasceu deles,agora empurrados...com os restantes, em favor de uma vaga idéia de "turismo" de massas...tristeza.