Wednesday, February 03, 2010

Misericórdia de Cascais assinala 25 anos de gestão do Pisão

In Público (3/2/2010)
Por Luís Filipe Sebastião
«O Centro de Apoio Social do Pisão, em Alcabideche, assinalou ontem um quarto de século sob a gestão da Santa Casa da Misericórdia de Cascais. A instituição presta assistência a três centenas e meia de residentes, com diferentes níveis de doença mental.

O centro acolhe actualmente 340 residentes (275 homens e 65 mulheres) e, sempre que possível, procura promover a sua reinserção social, "reavaliando a situação das respectivas relações familiares". Anabela Gomes, directora da instituição, salienta que, desde Setembro de 2008, o centro de actividades ocupacionais, aberto a participantes exteriores, promove acções ligadas à carpintaria, pintura, culinária e dança como forma de integração social dos pacientes. Novas unidades residenciais vão permitir integrar 24 internos em quatro habitações, para que cuidem da casa, higiene e medicação.

Apesar do investimento da Misericórdia e do apoio da câmara na requalificação das actuais instalações, Anabela Gomes nota que a melhoria da assistência, no futuro, passa "por núcleos de intervenção mais pequenos". O presidente da autarquia, António Capucho, respondeu ao convite da provedora da Santa Casa, Isabel Miguéns, e visitou ontem o Pisão, agradecendo o "trabalho difícil" dos profissionais do centro.

Localizado numa quinta com 300 hectares dentro do Parque Natural de Sintra-Cascais, o centro remonta à década de 1940, quando funcionava como uma extensão da Mitra de Lisboa. Esta instituição, dependente do Ministério do Interior, recolhia mendigos, que ali eram detidos e internados provisoriamente até à decisão sobre o seu destino. Os antigos albergues de mendicidade passaram, a partir de 1976, para a esfera da acção social. A gestão do centro do Pisão foi confiada à Misericórdia de Cascais em 1985, altura em que começou a receber pacientes do sexo feminino.»

5 comments:

Anonymous said...

LOBO VILLA 3-2-2010


O Centro do Pisão foi sempre um fantasma e continua a ser um mistério ( centro prisional? de recuperação ? prisão e recuperação como ... ? ).
Trata-se de um volumoso conjunto edificado metido num vale escuro,junto a Alcabideche ,totalmente insalubre, sobre uma linha-de-água, hoje absolutamente proibido de construir.

E "clandestino", sem placa de identificação, bem escondido.
Uma vergonha.

António Muñoz Arq said...

Mais uma vergonha de que não se fala, mais um "parente-pobre" de Cascais, em pleno Parque Natural.
Que devia ser posto-a-nu, re-instalado/reciclado, e depois,naturalmente, DEMOLIDO.

ANA MARIA CARIDADE said...

É lamentável que as pessoas façam comentários destes! Certamente que nunca lá entraram e só falam para não estarem calados.
Neste centro posso garantir-vos que os utentes,a maioria rejeitados até pela família ,são tratados com carinho e dignidade e embora não usufruam de grandes luxos ,têm o que ,infelizmente,ainda há tantos que desejariam ter:alimentaçao,cuidados de higiene e saúde,lazer e principalmente carinho e amor. QUANTAS INSTITUIÇÕES CONHECEM QUE TENHAM ENFERMAGEM 24H POR DIA?

jorge faca said...

De facto é uma vergonha fazerem comentários sem terem qualquer conhecimento do trabalho que se procura fazer neste Centro de Recuperação. Só se devia poder criticar quem faz melhor ou pelo menos dar o beneficio da duvida a quem trabalha com pessoas portadoras de deficiência mental. No mínimo devem ter mais respeito para quem tem essa capacidade, e esses sim deveriam ter salários milionários, porque não é para qualquer um lidar com pessoas doentes do foro psicológico e ainda por cima ouvir comentários e criticas deste calibre. Os profissionais que trabalham com este tipo de doentes têm de ter muito mais do que uma licenciatura ou mestrado ( talvez essas qualificações nem sejam assim tão importantes) mas sim uma capacidade emocional e dedicação fora de serie.

Anonymous said...

O pisao é uma vergonha doentes mal tratados agredidos completamente abandonados a da dra Anabela sabe de tudo e as técnicas sociais também a sra provedora da Santa casa e igual ignora tudo a dona Ana caridade ao dizer que isiste amor no pisão? Amor? Não minta seijao humanos a segurança social que investigue contasse os bons profissionais mas na maioria estão lá para ganhar dinheiro algumas famílias já estão muito atentas porque isiste alguns enfermeiros a tratar muito mal os utentes o dr clínico daniel rei deicha os utentes sem acistencia e tudo se passa com o conhecimento da direcção e alguns utentes são deichado nos hospitais sozinhos será que ninguém investiga esta instituição? Só fazem obras para as boas aparecias e os utentes? Só se cala quem é covarde à utentes a serem humilhados mas ninguém faz nada mas porquê? Porque são doentes do foro psiquiátrico depositados ali mas ainda à quem tenha coragem e denúncia foi o que eu fiz.