Tuesday, May 22, 2007

Agência Cascais Natura e CM de Nisa: Novos membros da Rede 'Business and Biodiversity' do Countdown 2010

Press Release recebido de Nuno Oliveira :

«A Agência municipal Cascais Natura torna‐se no dia 22 de Maio de 2007 a primeira entidade municipal a aderir à rede Pan‐Europeia ‘Countdown 2010 – Parar a Perda de Biodiversidade’*. A Cascais Natura irá assim representar a Câmara Municipal de Cascais, que será assim também o primeiro município a aderir à rede. No entanto não ficará sozinho por muito tempo, dado que já no dia 24 se vai realizar a adesão do Município de Nisa.

No âmbito da celebração da apresentação da Agência à comunidade, a Cascais Natura vai apresentar no dia 22 de Maio às 16h a sua Declaração de Adesão à Iniciativa ‘Countdown 2010’, que representa a sua integração na rede Pan‐Europeia de Conservação da Natureza. A Cascais Natura pretende deste modo definir regras e orientações precisas para mplementar projectos no âmbito da conservação da Natureza e ecoturismo nas áreas naturais do Concelho de Cascais, em parceria com outras entidades, tanto ONG como do sector privado.

Passados dois dias, a 24 de Maio, será a vez da Câmara Municipal de Nisa aderir à rede. Para Nisa trata-se de um acto ‘natural’, dado que o conselho é constituido em 60% por áreas da Rede Natura 2000. O Countdown 2010 irá assim servir de base para uma Estratégia de Desenvolvimento Sustentável integrada na Agenda XXI Local, com o intuito de promover os valores naturais de Nisa enquanto ‘joias da coroa’ do município. Igualmente importante para Nisa, é estabelecer redes de parceria com o sector privado de modo a desenvolver mais e melhor o projecto LIFE Nortenatur e outros projectos que o concelho precisa para se valorizar.

A adesão da Agência Cascais Natura e da Câmara Municipal de Nisa é realizada no âmbito da Medida 2 – Parcerias entre o Sector Público e Privado: Criação de parcerias público‐privadas para a conservação da Natureza. Esta medida procura essencialmente desenvolver projectos de parceria que permitam que haja investimento na Conservação da Natureza como parte da estratégia de Sustentabilidade das autarquias e das empresas, e que se criem instrumentos de gestão para áreas naturais e semi‐naturais que façam parte da actividade de negócio de cada sector.

A Agência Cascais Natura / Câmara Municipal de Cascais e a Câmara de Nisa serão mais duas entidade a aderir com o apoio da AmBioDiv – Valor Natural Lda, entrando para um grupo de parceiros onde já estão a Herdade do Freixo do Meio (empresa dedicada à agricultura biológica e gestão sustentável do Montado), a empresa de Marketing e Comunicação Bactéria Lda e a empresa de I&T Cocinfar – Soluções Informaticas Lda, que constituem a primeira sub‐rede Portuguesa, dedicada ao tema ‘Business and Biodiversity’, considerado uma prioridade pela Secretaria de Estado do Ambiente, a ser debatido durante a realização da Presidência Portuguesa da União Europeia. Até ao final do mês de Maio irão haver novidades em relação a novas adesões de empresas do sector privado, nomeadamente no sector agro-alimentar.

* O ‘Countdown 2010 ‐ Parar a Perda de Biodiversidade’ é uma iniciativa que pretende comprometer e ajudar os países e empresas a proteger e recuperar a estrutura e o funcionamento dos sistemas naturais para, até àquela data, travar a perda de espécies, habitats e de paisagens naturais. Em Maio de 2006, o Ministro do Ambiente, do Ordenamento do Território e do Desenvolvimento Regional, Francisco Nunes Correia, procedeu à adesão ao ‘Countdown 2010‘. O Ministério do Ambiente comprometeu‐se assim a promover e acrescentar valor económico ao património natural Português, através da criação de medidas.

Nuno Oliveira
(+351) 96 294 02 09
»

No comments: