Wednesday, November 14, 2007

Villa Montrose / O meu grito de alerta

Exmo. Sr. Presidente da CMC
Dr. António D’Orey Capucho

“O MEU GRITO DE ALMA”

Moradores da Av. dos Estrangeiros, R. Alegre e dos Jardins de Sabóia, com ataques de nervos, depressões e problemas respiratórios por causa da Villa Montrose.

O pó encarnado (que parece estar sempre nevoeiro!) envolve as nossas casas, por consequência, a nossa saúde, durante todo o dia.
Não se pode abrir uma janela, nunca.
Vivemos enclausurados e às escuras, como morcegos em masmorras, e mesmo assim temos as casas como se nunca as tivéssemos limpo nos últimos 20 anos.

O barulho começa às 7h30m da manhã, com a chegada dos camiões (acordam toda a gente!).
Às 8h, ligam os motores de todo o tipo de escavadoras, camiões, serras eléctricas, etc.…

…E tudo começa numa loucura infernal!

Retiram tapões, serram, derrubam e cortam aos bocados, árvores com 200 anos (que faz doer as nossas almas), derrubam muros classificados, escavam terra, levantam toneladas de pó, carregam camiões, que partem uns atrás dos outros, sem descanso, ajoujados e sem qualquer protecção, a largarem pó encarnado por todo o sítio por onde passam.

O meu prédio que está a”metro e meio” deste inferno, do outro lado da rua, que só tem um sentido e mal cabem dois carros paralelamente (imagine a proximidade!) é o mais afectado, por todas as razões e mais esta que é a de estarmos em obras, de remodelação, totais, há 6 meses (a placa só foi posta no local, no dia seguinte à nossa queixa) e que ainda não acabaram, no valor de 150.000€.
Pergunto?! Quem nos vai devolver a saúde e indemnizar por tudo isto?!

E, como se tudo isto não bastasse, a PSP (esta é demais!!!) reboca e multa, no valor de 200€, os carros que estão estacionados na Av. dos Estrangeiros, onde não há, nem nunca houve nenhuma placa de proibição de estacionamento, nos últimos 20 anos, para que Suas Exas. possam passar com os seus “monstrozinhos” à vontade, quando o deviam fazer pela R. Alegre.

Isto é só o PRINCÍPIO, dum verdadeiro inferno!...
… O MEIO, será o barulho ensurdecedor das escavações para os milhares de metros de garagem e lojas aprovados…
…a seguir a construção em si …
…e por FIM, depois de alguns de nós já mais para lá do que para cá…
…outro inferno se avizinha…
…o de não conseguirmos cá viver, com o desassossego provocado pelo aumento da quantidade de gente e automóveis a circular, directamente para os nossos quartos e terraços.

Porquê tanta destruição ecológica, com consequências tão nefastas para pessoas e ambiente, só para a construção de mais um condomínio, nesta NOVA ERA, em que se pede exactamente o contrário?
Por mais voltas que dê à imaginação, e é coisa que não me falta, não consigo perceber este licenciamento. Continuo com toda a ESPERANÇA, que alguém ou “alguéns” com poder e consciência, tenha a coragem de corrigir tamanho erro.

Maria José Nunes Ravara
Monte Estoril

1 comment:

Anonymous said...

No próximo dia 19 há Assembleia Municipal.
Vá lá manifestar-se...
Aliás, vão todos!