Tuesday, January 22, 2008

Chegado por email:


Estoril Sol - O Monstro 2

Estimados companheiros e amigos de Cascais,


Tenho acompanhado com apreensão o desenvolvimento da vossa petição em relação ao atentado que pretendem fazer com a construção do novo Estoril Sol....fui inclusivamente subscritor da referida petição.


Penso que embora a iniciativa tenha fundamento e a causa seja absolutamente justa o timing faz prever um desenlace auspicioso pois de facto move interesses de lobbys económicos muito poderosos na região que dificilmente se conseguem contornar.


Infelizmente não existe massa critica na opinião publica para gerar um movimento verdadeiramente importante que possa alterar esta realidade...é uma questão cultural e mesmo genética. O povo português é preguiçoso, timido e culturalmente pouco evoluido.


Ora sendo a construção do dito monstro práticamente um dado adquirido existe num entanto um conceito emergente que poderá fazer repensar não o edificio no seu formato mas numa revisão de postura socialmente e ambientalmente mais responsável e correcta.


Como se sabe recentemente a região sofreu profundas alterações no ambito da sua organização institucional Publica no que toca à promoção do destino e da marca Estoril ( ex Região ), tendo a autarquia em função da extinção por decreto da Junta de Turismo atribuido novas responsabilidades à empresa municipal DTCE Desenvolvimento Turistico da Costa do Estoril, empresa que é responsável actualmente pela gestão do Centro de Congressos do Estoril e pelo Hipódromo de Cascais.


O seu Presidente, Duarte Nobre Guedes, anunciou recentemente a intenção de reposicionar o CCE de acordo com as novas tendências de uma politica de Sustentabilidade mais responsável em termos ambientais no mercado de Turismo de Negócios, alargando pouco a pouco o conceito à própria comunidade, propondo o reposicionamento do Estoril como Green Destination numa nova visão estrégica para região, associando a prática a outras infraestruturas de prestigio no turismo da região e capitalizando sobre uma nova visão global e uma nova postura de responsabilidade que se tem vindo a manifestar na sociedades e nas instituições e grandes corporações.


Ora sendo, pela sua dimensão e situação, o novo edifico do Estoril Sol um novo "icon" na região será pertinente questionar que estudos e que investimentos em tecnologia foram efectuados para garantir que este edificio futurista, quase espacial, que reveste de um conteúdo tecnológicamente responsável em matéria de impacto ambiental, consumo de energia, emissão de CO2 e arquitectura sustentável...tanto na adopção de sistemas de gestão e optimização de consumos energéticos como tambem em energias alternativas. Será possivel que o gabinete de arquitectura do Arq. Gonçalo Byrne tenha ignorado tudo o que em matéria de tendencias arquitectónicas e de design estipulam as grandes correntes globais na construção moderna e sustentável.


Será possivel que além de da agressividade visual o projecto seja tambem uma agressividade e um desrespeito ambiental ?????


Meus caros amigos penso que aqui teremos uma nova exigência a efectuar e o vosso Blog poderá dar continuidade a um excelente trabalho em prol da comunidade e da preservação de um direito de intervenção que todos os que aqui vivemos devemos exercer.


Se já chegámos ao ponto sem retorno no processo de parir um novo monstro então que pelo menos ele seja amigo do ambiente....pode ser que as novas gerações nos ganhem algum respeito por termos trabalhado por um mal menor.


Quanto aos promotores do projecto cabe sem duvida alguma questionarem-se sobre a sua responsabilidade social e ambiental .... nós certamente ajudaremos no processo alertando-os para tamanha distração e falta de respeito.


Investir sim mas com respeito pelo cidadão e pelas gerações futuras, pela nossa história, tradição e costumes que são na realidade as unicas caracteristicas diferenciadoras numa oferta global de destinos cada vez mais competitiva.


Um grande abraço


de um Cascalense de gema


XXX (*)

POR UM MONSTRO AMIGO DO AMBIENTE - POR UM ICON À MODERNIDADE SUSTENTÀVEL



(*) Foi solicitado anonimato pelo autor.

3 comments:

Anonymous said...

Estive a pensar no assunto!
Talvez quando este "escarro" for construído talvez as pessoas se dêm conta da imbecilidade que vai na arquitectura deste país. E também na mente daqueles que julgam que Portugal necessita desta merda para se afirmar.
Pobre país! F...da P...

Anonymous said...

Homenagem cubista aos cães do Gonçalo Byrne...para nós homenagem aos cães que nos governam!

Anonymous said...

Há muita massa crítica na opinião pública para gerar um grande movimento. Não chame preguiçoso ao povo português e não chame pouco evoluido, pois eu faço parte desse povo português e não somos assim como o senhor/a nos está a classificar.
É pena que pessoas como o senhor/a não dê a cara pois o que transmitem para o povo português( o que deixam a entender) é que possam haver represálias com os comentários que fazem.

O Sr. ou Sra. não imagina o que o mais pobre cidadão de Cascais pensa do hotel Estoril Sol,apesar de nunca lá terem entrado, quando falam sobre o Hotel os olhos até brilham de satisfação.
E tristeza quando se lembram que o deitaram abaixo.


ISABEL CORNÉLIO