Saturday, August 22, 2009

Vila de Cascais volta a receber as Festas do Mar

In Público (22/8/2009)

«Os pescadores de Cascais organizam mais uma edição das Festas do Mar, que se iniciaram ontem e terminam a 30 de Agosto, esperando-se mais de 40 mil pessoas por dia para assistir às diversas actividades na baía de Cascais.
Segundo o presidente da Associação de Amadores e Pescadores, António Ramos, "este ano irá cumprir-se o mesmo dos outros anos", prometendo "muita animação" às milhares de pessoas esperadas para os dez dias dedicados a esta festa. Dividida em duas vertentes, a religiosa e a lúdica, as Festas do Mar têm o seu ponto alto com a tradicional procissão de Nossa Senhora dos Navegantes, amanhã, com partida junto à igreja matriz e passagem pelas ruas de D. Carlos I, do Regimento 19, rotunda junto ao Jardim do Visconde da Luz e Alameda dos Combatentes da Grande Guerra.
Cumprindo a tradição, os barcos seguem o percurso por mar, desde a baía até à Guia e regresso, transportando os andores com imagens dos santos que integram a procissão. Quanto à vertente lúdica, distribuída por uma parte gastronómica, encontra-se uma zona de restauração e stands de artesanato, rifas e quermesse, além do programa de animação.
Todos os dias serão promovidas actividades destinadas ao público infantil, como iniciação à vela, biblioteca de praia, ateliês de construção naval e estampagem de T-shirts.
À semelhança do ano anterior, vai ainda decorrer a segunda edição do concurso de fotografia, este ano dedicado ao tema Gentes de Cascais, uma forma de promover a descoberta do concelho. Este ano, a baía de Cascais será palco de um programa que inclui actuações de Michael Carreira, David Fonseca, Pólo Norte, João Pedro Pais, Rita Guerra, The Gift e, no encerramento, Rui Veloso.
As Festas do Mar realizam-se há mais de 50 anos, organizadas em parceria pela Associação de Amadores e Pescadores e pela Câmara de Cascais, tendo sido interrompidas durante cerca de dez anos, depois do 25 de Abril de 1974, e são a maior fonte de receitas da associação. Lusa »

6 comments:

Anonymous said...

Estas festas faziam sentido quando havia pescadores em Cascais,agora são uma aberração,transformaram-se numa negociata ordinária de música pimba e de invasão selvagem,com estacionamentos em cima dos passeios, bebedeiras e barulheiras,uma selvajaria e um grande incómodo para os moradores de Cascais ! Uma grande merda é o que é !!!

Anonymous said...

ou natural de Cascais e quase todos os anos vou às festas do mar. Acho uma excelente iniciativa para promover o turismo nesta vila maravilhosa cheia de coisas fantásticas para ver. É certo que nem todos se divertem da melhor forma mas isso acontece em todo o lado. Assisti aos concertos da Rita Guerra e do Rui Veloso e simplesmente adorei! O fogo de artifício que encerrou as festas também foi simplesmente fantástico! Parabéns pelas excelentes iniciativas e continuem a promover o turismo como têm feito até agora!

Jorge Dinis said...

Infelizmente há pessoas muito egoístas, por isso é que o país não anda para a frente, em todo o lado a festas nesta altura do ano, houve cerca de 250.000 pessoas em Cascais para assistir ao evento mas no entanto existe meia dúzia deles que se incomodam com o acontecimento, existe sempre alguém a dizer mal mas esquecem a mais valia para Cascais em vários aspectos, lá está o tal egoismos pessoal, quando a eventos é porque incomoda meia dúzia quando não há incomoda muitos mais.

Anonymous said...

Egoísmo Sr Dinis ?...
250.000 "pessoas" em Cascais ?...

"Mais valia" para Cascais esta pimbalhada ?

Quer quantidade ou qualidade para Cascais Sr Dinis ? ...

Anonymous said...

Sou de Cascais,muito antes do 25.
Desapareceram as festas que haviam,não sei que festas são estas de agora.
Festas do Mar ? De que Mar e de quem?
O pimeiro anónimo disse bem : onde estão os pescadores desta festa "do Mar" de hoje ?
Chamem-lhe outras coisa qualquer como seja "festa das 80.000 camas", como atrás diz Nobre Guedes.
Que é feito das procissões,das touradas,dos pescadores...???

Anonymous said...

eu moro em cascais e acho que tem duas faces estas festas do Mar...
Os concertos excelentes...a barulheira dos fogos horrível é que o Sr Dinis morando fora deste chinfrim se quiser molhada vem para o centro se quiser estar sossegado fica em casa ... e quem mora no centro?
Fogos á 00:30 é violação da lei....ou não?
Sr Dinis ...« a sorte do ignorante é ignorar aquilo que ignora...»