Wednesday, May 19, 2010

Carcavelos: Abate de plátanos em risco de queda | Semana de 24 a 28 de Maio

Nos últimos quatro anos, a Câmara Municipal de Cascais procedeu à plantação de 1.443 árvores, tendo abatido 1.270 e promovido a manutenção (poda) em 11.611 exemplares. Estas acções são complementadas por estudos rigorosos que visam determinar a saúde das árvores e antecipar quedas e alastramento de doenças.

No âmbito deste trabalho, foi diagnosticada em 14 plátanos da freguesia de Carcavelos a presença de um complexo de fungos patogénicos que causou a seca dos ramos e a consequente morte prematura dos exemplares, pelo que importa conter, desde já, esta praga, minimizando o seu alastramento a árvores saudáveis ([1]).

Assim, por motivos de segurança, vai a Câmara Municipal de Cascais proceder ao abate de 14 plátanos na Freguesia de Carcavelos, árvores que se encontram em más condições fitossanitárias e que apresentam risco de queda, potenciando a ocorrência de danos pessoais e materiais.

O abate vai implicar, ao longo da semana de 24 a 28 de Maio, algumas restrições à circulação rodoviária e pedonal, bem como ao estacionamento em diversas artérias do Centro Histórico de Carcavelos, designadamente nas ruas Heliodoro Salgado, Guilherme Gomes Fernandes, Júlio Moreira e Fonte da Aldeia, situação que será acompanhada pela Polícia Municipal.

A replantação será, entretanto, equacionada no âmbito de um projecto mais amplo com intervenção ao nível das infra-estruturas, reperfilamento das vias para melhorar o estacionamento e a circulação.



[1] O diagnóstico pode ser consultado na íntegra em Aqui.

Fonte: CMC

6 comments:

Anonymous said...

LOBO VILLA
O que se passa em Cascais e no resto do país,relativamente ás árvores é o ódio ás mesmas, sob a mentira "securitária"(que as árvores são um perigo público...),é o disfarce legal perante os abates e as podas Camarárias ,assassinas e ilegais.
Não havendo NINGUÉM que públicamente defenda as árvores(a nível autárquico), inventa-se este hediondo conceito "securitário" para abatê-las !
Antigamente,quando havia Jardineiros,tratavam-se as árvores(punham-se "pensos" nas feridas...)
hoje os tugocratas mandam simplesmente abatê-las ...

Anonymous said...

É bom saber que o Lobo Villa está de volta.

Anonymous said...

Afinal acabaram as obras no Largo Cidade de Vitória e nem uma unica árvore foi abatida, como enganosamente este blogue fez alarde!

O Informador do Outeiro said...

Gostaria aqui de publicitar mais um blog do concelho: O Informador do Outeiro: www.blogouteirodepolima.blogspot.com

O Informador do Outeiro said...

http://blogouteirodepolima.blogspot.com/

Anonymous said...

Ao anónimo que faz referência às obras do Largo Cidade de Victória apenas pergunto: Já experimentou estar algum tempo no largo depois das obras concluídas? Já reparou no calor que emana daquelas espessas lages de pedra autênticos acumuladores de calor?. Já reparou no perigo que representam as caleiras de escoamento de àguas pluviais, aliás em claro desrespeito pelo Decreto Lei 163/2006 que tem tem por objecto garantir as condições de acessibilidade nos espaços públicos? Já reparou no elevadissimo custo da obra em face do resultado final? Já reparou que o que lá estava era muito aceitável e só precisava de pequenas correcções, arrumação e reparação nada justificando gastos tão significativos. Já reparou que a "brancura" daquele pavimento de pedra ainda só tem meia dúzia de dias e já apresenta manchas a demonstrar que não irá aguentar muito tempo sem ficar completamente conspurcado com sujidade? Já imaginou como irão ficar os "bancos" de pedra quando os skaters tomarem conta do largo?, o que indicia que o projectista esteve mais preocupado com formalismos estéticos do que com a procura de soluções que acautelem o vandalismo urbano. Já reparou como irá ficar o largo quando, como é costume, for necessário mexer nas redes de infra-estruturas?. Já reparou ou já se informou acerca do custo final das obras depois de meses de atraso devido ao “desconhecimento” do traçado das redes de infraestruturas que atravessam o largo? Pois é meu caro: se só reparou nas árvores e não reparou no que acabo de lhe referir, ou anda muito desatento ou não lhe saem do bolso os impostos com que a Câmara paga estas obras. E fico por aqui. Sem alarde

João Fragoso