Monday, July 11, 2011

24 pilotos e sete pára-quedistas. Cem mil pessoas para ver acrobacias aéreas em Cascais

In Público (11/7/2011)
Por Marisa Soares

«Este ano, até o S. Pedro ajudou a organização do Estoril AirShow. "Encomendámos bom tempo", brinca Duarte Salema Cordeiro, da ProAir, organizador deste espectáculo de acrobacias aéreas que, ontem, deixou mais de 100.000 pessoas, segundo números dos promotores, de olhos postos no céu.

Pelo terceiro ano consecutivo, Cascais acolheu a demonstração de acrobacias radicais realizadas por 24 pilotos portugueses, espanhóis e franceses, civis e militares. Um dos pontos altos na praia do Tamariz foi a exibição de oito pára-quedistas do Exército português, os "Falcões Negros", que pela primeira vez saltaram para uma praia repleta de pessoas.

"Cascais é terra, é mar e ar também", afirmou o presidente da câmara, Carlos Carreiras, satisfeito com a grande afluência de pessoas. Mas ainda não é certo que o sucesso se repita em 2012. O Estoril AirShow foi pensado há três anos e o contrato com a ProAir, que decorreu de uma candidatura ao Turismo de Portugal, termina este ano. Neste momento, diz o autarca, a lógica é de "contenção", mas "a perspectiva é de continuidade". Porém, deixa um um aviso: "Teremos de fazer mais com menos, e melhor."

O evento, que custou 150 mil euros, foi financiado com as receitas do jogo do Casino Estoril, "não representando nenhum investimento dos contribuintes de Cascais". Quanto ao impacto económico no concelho, "é difícil precisar". "Temos o litoral de Cascais completamente cheio. Cada uma destas pessoas ajuda o comércio local e a restauração, o que é reconfortante", prosseguiu.

Chuva de estrelas

O espectáculo começou às 11h00 e durante duas horas e meiavárias "estrelas" rasgaram o céu. Até o vento foi "perfeito" para o alinhamento, diz Duarte Salema Cordeiro, frisando que, em 2010, o forte vento obrigou a cancelar uma actuação.

Destaque para a estreia no Estoril AirShow da patrulha Aspa, da Força Aérea espanhola, com a exibição de cinco helicópteros em jeito de coreografia, acompanhada por música. Também de Espanha veio a equipa Jacob 52, com cinco aviões. A equipa civil francesa Reva "desfilou" em três aviões com design de um astronauta da NASA.

O espectáculo incluiu também uma demonstração de salvamento marítimo feita pela Força Aérea portuguesa. O piloto Lino Gonçalves -o piloto português que até hoje conseguiu os melhores resultados nas competições internacionais, segundo a organização - fez uma exibição aos comandos de um Extra-300, um avião que permite acrobacias aéreas mais avançadas.

Entre os pilotos nacionais esteve apenas uma mulher, Diana Gomes da Silva, que se estreou no Estoril AirShow no ano passado. Continua a ser a única representante feminina na acrobacia aérea lusa e uma das mais jovens do mundo.

A garantir a segurança da iniciativa estiveram 34 bombeiros, três elementos da Protecção Civil, 15 da Polícia Municipal, 12 da PSP, dez da Marinha e seis do Instituto de Socorros a Náufragos.

Notícia substituída às 08h38 de 11 de Julho»

2 comments:

Anonymous said...

Para ser mais preciso:
24 pilotos, sete pára-quedistas, cem mil pessoas e o Carlos Carreiras.

"Cascais é terra, é mar e ar também"
e poesia de olhos postos no céu. Digo eu.

João Fragoso

Anonymous said...

E lá se foram mais 150.000 Aéreos em comparticipações. Mais um festival de acrobacia de uma Câmara que não tem dinheiro nem para mandar cantar um cego... Depois queixem-se das agências de rating.