Thursday, October 27, 2011

Cascais recebe primeira edição do “Restaurant Week”

In Público (27/10/2011)
Por Ana Isabel Silva

«A vila de Cascais vai receber, entre 3 e 13 de Novembro, a primeira edição do "Restaurant Week". A iniciativa, que associa 34 estabelecimentos do concelho, permite comer uma refeição em casas "conceituadas" por um valor mais acessível e, ao mesmo tempo, contribuir para causas sociais.

O projecto “Cascais Restaurant Week”, que decorre durante dez dias, disponibiliza diversos menus nos diferentes restaurantes, que a organização garante serem produzidos com “produtos de alta qualidade”. Cada refeição custará 20 euros, mas os restaurantes envolvidos aceitaram doar um euro para o Movimento Mulheres de Vermelho e a Associação CrescerSer, segundo explica, em comunicado, a Câmara de Cascais.

O presidente da autarquia, Carlos Carreiras, esclarece no comunicado que a adesão à iniciativa se justifica, principalmente, pela "promoção de um dos sectores mais prestigiados, o da restauração, e da identidade da gastronomia local”. O autarca considera que este é um projecto “destinado ao sucesso”.

A iniciativa é organizada pela autarquia em colaboração com a Fundação Cascais. O director-geral do “Restaurant Week”, Rui Amaral, defende que "o sucesso [do projecto] passa por possibilitar o acesso democrático à restauração de topo". E acrescenta que um dos objectivos para o futuro passa por "descentralizar a iniciativa para outras zonas do país”.

Em Portugal, o projecto “Restaurant Week” teve início em Lisboa, em Maio de de 2009, e no Porto, em Outubro do mesmo ano, com o apoio das autarquias. Em Abril de 2010, Loures também se juntou à iniciativa, que pretende “promover a restauração e a gastronomia nacional”, e por outro lado sensibilizar para uma “responsabilidade social”. A par das ajudas às intituições sociais, o projecto também pretende “democratizar da restauração de qualidade”.

Este foi um projecto criado em Nova Iorque, em 1992, no âmbito de uma parceria com a Fashion Week, que tinha como principal objectivo aumentar o volume de vendas na época baixa, numa altura em que se registou uma redução no fluxo turístico da restauração. Na primeira edição associaram-se 90 restaurantes, porém, actualmente, a iniciativa conta com mais de dez mil restaurantes, tendo já chegado a Boston (EUA), Londres (Inglaterra), Amesterdão (Holanda) e São Paulo (Brasil).»

1 comment:

MnelVP said...

Há restaurantes que já têm a maior parte das datas esgotadas !!!
Eu vou aproveitar para experimentar restaurantes novos...