Monday, November 28, 2011

Câmara de Cascais admite assumir a gestão dos comboios da linha com Oeiras e Lisboa


In Público (26/12/2011)
Por Carlos Filipe
(Foto: Nuno Ferreira Santos)

«Os investimentos adiados na modernização da linha ferroviária de Cascais devido às dificuldades financeiras da CP e da Refer, e a degradação do material circulante, com impactes negativos crescentes no quotidiano dos munícipes e no turismo, levam o município de Cascais a ponderar a possibilidade de assumir a gestão daquela linha suburbana, o único sistema de transporte colectivo que assegura a ligação do concelho a Lisboa.

Mas para isso seria preciso que os concelhos vizinhos e o Governo alinhassem na ideia. Oeiras, para já, desconhece-a.

O secretário de Estado dos Transportes, Sérgio Monteiro, já foi informado desta disponibilidade da Câmara de Cascais pelo seu presidente, Carlos Carreiras (PSD), segundo comunicou o autarca ao executivo municipal, no início desta semana. A questão foi levantada, ainda que por outro prisma, pela vereadora socialista Leonor Coutinho, que incentivou o presidente da autarquia a manifestar ao grupo de trabalho nomeado pelo Governo para elaborar o Plano Estratégico de Transportes (PET) - que deverá estar concluído no final do mês - a urgência da modernização da linha, o que poderia passar por uma diferente gestão da mesma.

A preocupação da socialista é comungada por Carlos Carreiras, para quem a linha de Cascais "é de grande importância estratégica, do ponto de vista social, mas também para o desenvolvimento económico do concelho". Adiantando que o assunto está em análise no grupo de trabalho do PET, Carlos Carreiras disse que já falou com o secretário de Estado sobre a possibilidade de controlo intermunicipal da gestão da linha e salientou a necessidade de acordo com as câmaras de Lisboa e Oeiras.

Contactado pelo PÚBLICO, Carlos Carreiras disse que só falaria sobre o assunto depois de o Governo se pronunciar sobre o PET.

A posição da Câmara de Lisboa não é ainda conhecida. Já a vereadora dos transportes de Oeiras, Madalena Castro, disse ontem que tal ideia nunca foi abordada consigo, ou transmitida ao grupo de vereadores da Mobilidade no âmbito da Área Metropolitana de Lisboa. "A ser posta essa hipótese, teria que ser muito avaliada e ponderada, sustentada em estudos de viabilidade, já para não falar das condições dessa eventual transferência (tudo, ou só a exploração?). O (in)sucesso de uma futura gestão dependeria em grande parte do modelo que viesse a ser adoptado e das condições da transferência para os municípios", justificou Madalena Castro.»

1 comment:

MnelVP said...

"único sistema de transporte colectivo que assegura a ligação do concelho a Lisboa"
Esta frase indica outro grave problema: os transportes não devem depender de uma única linha.
Em tempos tivemos outros tipos de transportes que eram bastante utilizados.
Lembro-me nomeadamente do shutle do Aeroporto, que tinha muitíssima procura e autocarros sempre cheios, não só de turistas, mas também de moradores que iam trabalhar.
Porque foi desactivado é um mistério...era também muito importante para o turismo local.