Thursday, June 21, 2012

Centenário do Turismo em Portugal

As comemorações terminaram o seu ciclo regular de iniciativas, e uma das mais significativas exposições promovidas pela Comissão Nacional (CN), presidida por Jorge Mangorrinha, foi "O Estoril e as Origens do Turismo em Portugal", inaugurada a 14 de Maio de 2011 e que perdurou até ao início do corrente ano. A Câmara Municipal de Cascais foi o parceiro da CN. Para além da exposição, realizada no edifício dos CTT do Estoril e comissariada por Helena Gonçalves Pinto e João Miguel Henriques, houve visitas guiadas e um dia de conferências acerca do papel histórico do Estoril e de Cascais desde o final do século XIX aos tempos mais recentes. Para a posteridade, também fica um excelente catálogo. Seria bom que o Estoril se regenerasse e tivesse como referência a ambição com que os seus promotores o projectaram há cem anos e o construíram durante a Primeira República e início do Estado Novo.

1 comment:

Anonymous said...

LOBO VILLA
É natural que uma notícia destas esteja deserta quando se fala do Estoril (e até de Cascais) no contexto das "origens do turismo em Portugal" no séc. XIX...O Estoril só "existe" desde o 1º pós-guerra ,e muito após...e o que então existiu já foi tudo demolido/desfigurado.
É característica portuguesa destruir todo o ambiente e a paisagem,infelizmente e depois criar "museus" destas destruições.
Sobre as origens do turismo leiam Ramalho Ortigão...