Thursday, January 25, 2007

NOVOS PROJECTOS: Fogos aprovados em 2006 não chegaram aos mil

In Jornal de Notícias (25/1/2007)
Fátima Mariano

«O número de fogos licenciados pela Câmara Municipal de Cascais (CMC) em 2006 situou- -se abaixo dos mil, tendo este sido o ano em que menos licenças foram emitidas desde 1991, ano em que começou a haver registos estatísticos na Autarquia. Este dado foi ontem adiantado por Carlos Carreiras, vereador do pelouro do Urbanismo, durante o balanço da actividade desenvolvida nesta área nos últimos 10 anos.

"O Plano Director Municipal (PDM), na sua vertente expansionista, levou a que se fosse ocupando cada vez mais território e tudo o que de negativo isso arrasta. O primeiro objectivo da actual maioria (PSD) foi o de conter a expansão urbana e o de renovar e reabilitar os perímetros urbanos", explicou Carlos Carreiras.

Criticando a actuação em termos urbanísticos da maioria socialista - liderada por José Luís Judas - entre 1994 e 2002, o mesmo vereador salientou que "o concelho não podia continuar a densificar-se". "Tudo depende do planeamento político", defende.

De acordo com os números fornecidos pela CMC, no ano em que o PDM entrou em vigor (1997), foram aprovados cerca de 2200 fogos. Em 1995, bateu-se o recorde, com quatro mil fogos licenciados. Com a entrada em funções do Executivo da maioria Viva Cascais, em 2002, iniciou-se um movimento inverso, tendo, no ano passado, sido aprovados menos de mil fogos. Uma tendência que é para manter, garantiu Carlos Carreiras.

A par da contenção da construção, é também objectivo da CMC envolver os munícipes no planeamento do concelho. A partir de Maio, no âmbito do Sistema de Informação Geográfica (SIG), estará disponível na Internet o plano cartográfico de Cascais, que passará a ser anualmente actualizado. Através de ortofotomapas será possível visualizar as edificações, as redes rodo e ferroviária, a hidrografia, entre outros aspectos (ler caixa). Este é um projecto que irá custar aos cofres da Autarquia cerca de 200 mil euros. "Desta forma, criaremos um canal de comunicação entre os munícipes e a Câmara, aproximando-os", defendeu o mesmo responsável.


Sistema de Informação Geográfica on-line

A partir de Maio, qualquer pessoa poderá consultar o plano cartográfico de Cascais através da Internet, bem como o PDM e o respectivo regulamento. Numa segunda fase, será também possível aos turistas consultar informação útil, como a localização e horário de museus, monumentos ou restaurantes. O Sistema de Informação Geográfica (SIG) permitirá ainda aos colaboradores da Autarquia a recolha e actualização no terreno de informação geo-referenciada.

Plano Director Municipal em fase de revisão

Publicado no dia 19 de Junho de 1997, o Plano Director Municipal de Cascais está em fase de revisão, tal como estipula a lei. De acordo com a Câmara, falta apenas o parecer da Comissão Coordenadora Regional de Lisboa e Vale do Tejo (CCDRLVT) para que a segunda versão da proposta de revisão seja entregue

No comments: