Wednesday, April 11, 2007

Câmara recebe novo projecto sem torre para a marina de Cascais

In Público (11/4/2007)
Luís Filipe Sebastião

«Estudo da concessionária aposta na introdução de alojamento turístico para viabilizar utilização permanente das áreas públicas do porto de recreio
Um novo projecto de remodelação da marina de Cascais, sem a polémica torre com 100 metros de altura, foi apresentado à autarquia pela Marcascais. A concessionária da infra-estrutura náutica mantém a aposta na criação de alojamento turístico para revitalizar o espaço, mas assegura que será reduzida a volumetria antes prevista para os novos edifícios.
Pedro Garcia, da Marcascais, adianta que foi entregue na câmara um novo estudo preliminar para a remodelação da marina, abandonando a proposta de construção de um hotel com 30 pisos, virado ao mar e na entrada do porto de recreio. A torre revestida a vidro não foi viabilizada pelo presidente da autarquia, António Capucho, em resposta às críticas que se fizeram ouvir contra a arrojada proposta. O novo estudo, além de não incluir o hotel, "foi corrigido" na área da entrada, para uma melhor articulação com o estacionamento subterrâneo em construção no fosso da Cidadela, e viu "reduzidas algumas cotas" nos edifícios projectados mais perto das muralhas.
O responsável admite que, aos actuais dois pisos, poderá ser acrescentado mais um andar (no estudo anterior ia até quatro pisos), e que se mantém a intenção de introduzir "uma ocupação de alojamento turístico que permita dar uma utilização mais permanente às áreas públicas". Os espaços comerciais podem mesmo sofrer uma ligeira redução, uma vez que actualmente muitas lojas se encontram sem uso.
Um cenário que será alterado durante este Verão, com a realização do Campeonato do Mundo de Vela (ISAF 2007). Na altura serão "reforçados" os estabelecimentos comerciais e outros servirão para acolher diversos serviços, mas após a prova não se vislumbra que o número de lojas possa aumentar. O estacionamento em construção no fosso da Cidadela também poderá ser utilizado, a partir da primeira semana de Junho, para apoio ao evento náutico. As obras exteriores só ficarão prontas no final do ano, mas, enquanto os pisos inferior e intermédio já servirão para parqueamento, o espaço à superfície será disponibilizado para instalar contentores das equipas participantes.
As obras de remodelação da marina, segundo Pedro Garcia, devem decorrer durante ano e meio, pelo que, se não arrancarem até Outubro deste ano, só avançam no mesmo período de 2008, para não prejudicar mais do que uma época de veraneio.
»

Ora aí está uma boa acção. Cascais só tem a ganhar com estas acções!

2 comments:

Anonymous said...

(...) uma dúvida: desta vez não haverá uma exposição pública do projecto?

Porque é que não se mostram imagens da nova proposta?

Quem são os autores?

Ou, será que é mesmo verdade, que só se aposta em gabinetes de prestígio quando é para 'furar' as normas estabelecidas? É que, uma das maiores limitações da actual marina é/foi de concepção!

AB

Anonymous said...

É incrivel como se pode levantar falsas suspeitas sobre a marina.Os senhores da Marcascais se não conseguem levantar a marina actual, que aliás tem imensas lojas de comercio vazias...Como farão com um espaço novo? A minha familia sempre disse: "que se não sabes conduzir não te vou comprar um carro melhor" (ex um pouco faliliar mas demostrativo). O problema é que esses senhores não sabem gerir o espaço.
Existem espaços que funcionam muito bem, sem problemas (alguns) mas nada que justifique uma decisão destas...
É a politica do facto consumado...
Apenas como cidadão, que revitalizem o espaço, pintar a marina, passeios, teatro e tantas outras coisas que podem fazer com oque se torne um espaço mais agradavel...
Este tema tem muito que se diga, e ha muitos promenores assustadores a nivel de GURUS do imobiliario.
Fico ansioso por novos desenvolvimentos...

Força Cascais...
P.S Como é possivel "inventar" noticias destas quando Cascais vai receber os campeonatos do mundo de vela... Que futuro querem dar a Cascais se agora é que deviamos estar a mostrar que a marina é um espaço optimo e não que vamos deitar tudo a baixo... nem se percebe.. Valorizem o que temos que é o que todos no MUNDO fazem...