Tuesday, April 03, 2007

Câmara diz que discussão sobre Estoril-Sol está feita


In Diário de Notícias (3/4/2007)
Paula Sanchez
Direitos reservados (imagem)

«A Câmara de Cascais não vai abrir a discussão pública sobre o projecto urbanístico do Estoril-Sol, por considerar que já foi feita e que existe um Plano de Pormenor já aprovado. A garantia foi dada pela autarquia em resposta a uma solicitação do DN sobre uma petição online que aconselha o município e o governo a repensarem a volumetria do novo edifício.

O presidente da câmara lembrou que a área de construção foi reduzida a um terço e o número de andares desceu de 22 para 15. António Capucho sublinha ainda que a imagem divulgada "não corresponde ao projecto aprovado."

Até ao fim da tarde de ontem, 20 pessoas tinham subscrito a petição online, lançada pelos autores do blog Cidadaniacsc, pedindo uma reflexão sobre a volumetria e a agressividade do edifício de usos mistos, para habitação, comércio e escritórios, cuja construção deverá arrancar em Novembro. Com três torres em vidro, o edifício "parece vir de uma galáxia distante", dizem os subscritores.

A volumetria foi, aliás, a razão que levou o presidente da Liga para a Protecção da Natureza, a assinar a petição. Eugénio Sequeira disse ao DN que são as estruturas sobre a marginal que o chocam, pois, considera, não lhe parece uma arquitectura própria de zonas de praia". Sem colocar em causa o uso de superfície, mas relacionando o projecto com bom senso, os subscritores sublinham que "por muito que se goste do trabalho de Gonçalo Byrne" é difícil defender-se o projecto
»

No comments: