Monday, November 05, 2007
Rotunda da Quinta do Barão (Carcavelos)
Na saída da A5 para Carcavelos (designada pelo nome desta localidade em vez de S. Domingos de Rana de acordo com a forma que genericamente é assumida em todas as saídas das auto-estradas), foram construídas uma série de rotundas.
Uma delas verdadeiramente monumental junto à Quinta do Barão, embora se perceba que a razão para tal tem a ver com uma zona de água que vai dar à praia de Carcavelos e que passa por baixo da rotunda, mas as saídas desta para os respectivos acessos são pífias e ridículas.
A rotunda é efectuada pelos carros a velocidades muito superiores àquela com que depois têm de entrar nas saídas, como se pode ver na foto em anexo.
Esta situação tem sido a causa de inúmeros acidentes pelas velocidades praticadas sobretudo nas horas de ponta e não só.
Chamo em especial atenção para a que dá acesso a Carcavelos em que a curva que dá entrada à saída da rotunda fecha na parte final, razão pela qual tenho sido espectador (moro nos prédios em frente), de inúmeros acidentes por despiste, uns mortais, outros não tanto mas com gravidade e peões efectuados pelos carros que a utilizam.
Um dia destes num sábado de manhã entre as 9 e as 10 horas, após ter chovido durante a noite e encontrando-se o chão ainda húmido tive oportunidade de assistir só nesse bocado a 5 peões involuntários (quais "duplos" de cinema), sem vítimas e por acaso sem amolgadelas, situação que normalmente também se verifica, por os carros terem a tendência de sair em direcção a um poste que se encontra no separador central (e que já foi substituído por umas quantas vezes) ou a finalizar o peão subindo o morro de terra que se encontra perto dos prédios onde moro.
Para quando uma solução para esta situação? Aguarda-se por maior quantidade de acidentes mortais ou graves? O que faz a concessionária das auto-estradas (os acessos são da sua responsabilidade)? E a Junta Autónoma das Estradas? E a CMC e respectiva junta de freguesia?
Carcavelos 2007-11-05
Jorge Morais
Uma delas verdadeiramente monumental junto à Quinta do Barão, embora se perceba que a razão para tal tem a ver com uma zona de água que vai dar à praia de Carcavelos e que passa por baixo da rotunda, mas as saídas desta para os respectivos acessos são pífias e ridículas.
A rotunda é efectuada pelos carros a velocidades muito superiores àquela com que depois têm de entrar nas saídas, como se pode ver na foto em anexo.
Esta situação tem sido a causa de inúmeros acidentes pelas velocidades praticadas sobretudo nas horas de ponta e não só.
Chamo em especial atenção para a que dá acesso a Carcavelos em que a curva que dá entrada à saída da rotunda fecha na parte final, razão pela qual tenho sido espectador (moro nos prédios em frente), de inúmeros acidentes por despiste, uns mortais, outros não tanto mas com gravidade e peões efectuados pelos carros que a utilizam.
Um dia destes num sábado de manhã entre as 9 e as 10 horas, após ter chovido durante a noite e encontrando-se o chão ainda húmido tive oportunidade de assistir só nesse bocado a 5 peões involuntários (quais "duplos" de cinema), sem vítimas e por acaso sem amolgadelas, situação que normalmente também se verifica, por os carros terem a tendência de sair em direcção a um poste que se encontra no separador central (e que já foi substituído por umas quantas vezes) ou a finalizar o peão subindo o morro de terra que se encontra perto dos prédios onde moro.
Para quando uma solução para esta situação? Aguarda-se por maior quantidade de acidentes mortais ou graves? O que faz a concessionária das auto-estradas (os acessos são da sua responsabilidade)? E a Junta Autónoma das Estradas? E a CMC e respectiva junta de freguesia?
Carcavelos 2007-11-05
Jorge Morais
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
1 comment:
Estamos no final de 2011... quase todos os dias há um ou mais acidentes.
O de hoje, ao que parece resultou numa vítima mortal.
Quem será responsabilizado pelo mau dimensionamento da rotunda e da curva?
Post a Comment