Monday, December 03, 2007

Cascais e CCDR requalificam Praia das Avencas

In Público (1/12/1007)
Luís Filipe Sebastião

«A Praia das Avencas, na costa do Estoril, vai sofrer obras de reabilitação das arribas e da flora, numa intervenção estimada na ordem dos 600 mil euros.
Os presidentes da Câmara de Cascais, António Capucho, e da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) de Lisboa e Vale do Tejo, Fonseca Ferreira, assinaram ontem um acordo de colaboração para a empreitada de arranjos exteriores da Praia das Avencas. Esta zona entre a Parede e São Pedro (Bafureira) possui uma importante fauna e flora marinhas e a intervenção visa, segundo uma nota da autarquia, "conciliar usos e actividades, nomeadamente turísticas, lúdicas e de recreio, com a preservação dos sistemas naturais" de elevada sensibilidade.
O projecto, no âmbito do Plano de Ordenamento da Orla Costeira, inclui a preservação dos valores costeiros, a melhoria das acessibilidades, designadamente do túnel sob a Avenida Marginal, e a construção de um passeio pedonal paralelo à crista da arriba. A instalação de novo mobiliário urbano no miradouro e a renovação da iluminação, para segurança dos utentes e valorização dos "aspectos cénicos e patrimoniais", estão também previstas na empreitada a cargo da Empresa Municipal de Serviços Urbanos de Cascais.
A intervenção, que decorrerá até à próxima época balnear, será financiada até 540 mil euros pela CCDR e nos restantes 60 mil euros pela Câmara de Cascais, que assume o lançamento da obra e a fiscalização dos trabalhos.»


Independentemente da jutisça e justeza da intervenção na Praia das Avencas, que ignoro pois não vou lá há anos e anos, acho curioso esta súbita avalanche de anúncios de iniciativas da CMC nas áreas social e turística. Chapeau!

No comments: