Wednesday, May 13, 2009

Turismo do Estoril contesta viveiros de bivalves

In Público (13/5/2009)

«O presidente do Turismo do Estoril, Duarte Nobre Guedes, criticou ontem a instalação de viveiros de bivalves na costa da Guia, manifestando uma posição "claramente negativa e contra" o projecto pela possibilidade de prejudicar as competições de vela no litoral de Cascais.
"Estes viveiros, a serem instalados, vão comprometer a utilização do maior campo de regatas do mundo", afirmou o responsável pelo Turismo, citado pela agência Lusa, considerando que o projecto vem "condenar um campo de regatas, os eventos de vela e condenar a promoção de um produto turístico que é muito importante na costa do Estoril e que faz parte do Plano Estratégico Nacional de Turismo". Pedro Sarmento-Coelho, promotor da aqualcultura para a criação de mexilhão, vieira e ostra em 500 hectares, comentou que o Clube Naval de Cascais foi contactado em Outubro de 2008, "mas só depois de concluídos os estudos" é que reclama. "Estou disposto a alterar o projecto se, efectivamente, provarem que há obstáculos para a competição da vela", admitiu o empresário, apesar de sustentar que os viveiros "apenas ocupam parte de um dos cinco campos de regatas, assim como não interferem com a vela turística".»

2 comments:

J.N.Barbosa said...

Seria bom ver numa carta a implantação do viveiro. O mar é grande e em toda a parte se localizam onde menos interfere com a navegação. A zona da Guia, genericamente, é uma zona de intensa navegação costeira,desportiva e de acesso ao porto. Os decisores terráqueos são pouco sensíveis a estes aspectos, por isso é bom abaná-los para ficarem mais cientes das suas incompetências.

Teresa said...

Olha este Duarte Guedes acordou agora! 1º acaba com a Junta de Turismmo do Estoril e depois puxa dos galões da mesma para emitir opiniões!
O que seria bom era mesmo conseguir conjugar as 2 situações. Com tanto mar não acredito não ser possivel. Porque é que esta gente não se senta à mesa com uma carta de implantação do viveiro e dos campos de competição? É assim tão dificil???