Thursday, September 23, 2010
Bicicletas no paredão de Cascais com fortes restrições
In Público (23/9/2010)
«O paredão da orla costeira entre Cascais e o Estoril foi ontem reaberto à circulação de bicicletas, embora com fortes restrições. A autarquia justifica que foi sensível às centenas de pedidos de utentes que pretendiam voltar a usar aquela via de circulação, ao mesmo tempo que quis atender aos receios de outros que por ali apenas se deslocam a pé, e que temem acidentes pela convivência de ambos.
"A câmara foi sensível aos pedidos e por isso abriu o paredão às bicicletas, embora com uma grande restrição, porque temos também a consciência de que há muitos munícipes que não concordam com esta medida", disse o vice-presidente da autarquia, Carlos Carreiras. As bicicletas podem circular naquele paredão, entre os meses de Abril a Outubro, no período entre as 18 e as 10h, com excepção dos fins-de-semana e feriados, quando a circulação é proibida. Entre Novembro e Março, a circulação é permitida a qualquer hora nos dias úteis, sendo que aos fins-de-semana e feriados as bicicletas só são permitidas naquele horário do final da tarde até à manhã seguinte. "Isto é um crime. Eu também gosto de andar de bicicleta, mas tenho consciência de que aqui é um perigo. Se as pessoas querem andar de bicicleta que vão para a ciclovia do Guincho e que deixem os peões aqui caminharem em paz", disse Daniel Soares, um dos contestatários dos veículos de duas rodas no paredão, citado pela Lusa. Também António Rafael Martins se mostrou apreensivo com a nova medida: "Não é preciso haver muitas pessoas no paredão para que haja acidentes."»
«O paredão da orla costeira entre Cascais e o Estoril foi ontem reaberto à circulação de bicicletas, embora com fortes restrições. A autarquia justifica que foi sensível às centenas de pedidos de utentes que pretendiam voltar a usar aquela via de circulação, ao mesmo tempo que quis atender aos receios de outros que por ali apenas se deslocam a pé, e que temem acidentes pela convivência de ambos.
"A câmara foi sensível aos pedidos e por isso abriu o paredão às bicicletas, embora com uma grande restrição, porque temos também a consciência de que há muitos munícipes que não concordam com esta medida", disse o vice-presidente da autarquia, Carlos Carreiras. As bicicletas podem circular naquele paredão, entre os meses de Abril a Outubro, no período entre as 18 e as 10h, com excepção dos fins-de-semana e feriados, quando a circulação é proibida. Entre Novembro e Março, a circulação é permitida a qualquer hora nos dias úteis, sendo que aos fins-de-semana e feriados as bicicletas só são permitidas naquele horário do final da tarde até à manhã seguinte. "Isto é um crime. Eu também gosto de andar de bicicleta, mas tenho consciência de que aqui é um perigo. Se as pessoas querem andar de bicicleta que vão para a ciclovia do Guincho e que deixem os peões aqui caminharem em paz", disse Daniel Soares, um dos contestatários dos veículos de duas rodas no paredão, citado pela Lusa. Também António Rafael Martins se mostrou apreensivo com a nova medida: "Não é preciso haver muitas pessoas no paredão para que haja acidentes."»
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4 comments:
E se proibissem os automóveis na marginal por causa dos atropelamentos??? O problema não está nas bicicletas mas sim nalguns ciclistas, se houver civismo há espaço para todos...
Completamente de acordo.
Nas pistas da malveira proibiram o Freeride por causa de alguns riders que são autenticos vandalos.
Na ciclovia passeiam a pé na via encarnada, esquecendo a amarela e ...
Em portugal a proibição por decreto é abusada por não querem fiscalizar.
Existem por aí muitos criminosos mas a mairia são cidadãos honestos.
A meu ver, o grande problema é que as PESSOAS não sabem andar no Paredão. Andam completamente espalhadas, sem qualquer sentido de ordem ou de lógica. Por exemplo, se andassem sempre num sentido, como os carros á direita, aí tenho a certeza que já haveria menos problemas. Agora, pessoas a andar a pé completamente 'desorganizadas' + crianças á solta + patinadores que também não sabem por onde andar etc etc etc = muita confusão! E não é preciso que sejam ciclistas para haver acidentes. Basta simplesmente alguem fazer jogging que facilmente 'atropela' uma pessoa ou criança.
Sejamos civilizados, até nos comentários.Que perigo representam as bicicletes se os ciclistas e os peões (eles também...),tiverem um mínimo de civismo e de disciplina ?
Não podemos é continuar a ser um país em que tudo é proíbido, regido por frustrados, sempre a criticar tudo e todos !! É preciso preservar o ambiente e a biciclete é o meio de transporte ideal tanto para fins lúdicos, como na deslocação para o emprego.Parabéns à Câmara de Cascais pela decisão tomada.
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