Tuesday, March 18, 2008

Dizer não à especulação (1)



Para esta zona livre entre o Cascais Vila e o Jumbo anda já 'moira na costa', com trocas e baldrocas e altas engenhocas. O que a CMC devia fazer era dizer não à especulação. Definir estes terrenos como de utilidade pública e expropriá-los, como vista a deixar esta zona livre de mais construção desenfreada e torná-la corredor verde de ligação entre o Mercado e a Marginal. Ao edificado, devia recuperá-lo e transformá-lo em pólo de desenvolvimento de indústrias criativas (uma parte), e reabri-lo à habitação (a outra). Ao resto, recuperá-lo como ampla zona verde e de lazer. Mas não é isso que tem acontecido. E estamos à mercê de mais betão! (?)

6 comments:

Anonymous said...

Á pergunta "estamos á mercê de mais betão?" a resposta é sim,concerteza,enquanto votarmos Judas e Capuchos.
Enquanto não tivermos um Ribeiro Telles em Cascais para votar.
A zona entre o Cascais-Vila e o Jumbo não é "livre",como diz o blogg,sempre foi uma zona de moradias ,de acordo com o PUCS(Plano de Urbanização da Costa do Sol,anos 40) e não se entende,porquê expropriá-la,agora,sem um plano(eu gostava,mas por "alma de quem"?) O Parque Palmela sim,não precisava de expropriação,porque já era público,mas foi (está a ser) expropriado por um privado(lobby do Casino) á Vila de Cascais,para aí construirem três soviéticas torres privadas.(ver abaixo-assinado que ocorreu neste blogg).
Mas deixemos o passado e as especulações:porque não vamos á CMC saber o que se passa nestes terrenos?
Já lá fui várias vezes.E se quiser,acompanho-o Sr.Ferrero.

18-3-08 Lobo Villa

Anonymous said...

então esclareça os cascaenses o que se ouve dizer é que o pao de açucar está á espera que a cmc mude de ideias sai da divisão de transito, atras do edificio do pao de açucar, para fazer qq coisa...se calhar estou errado...
Luis AnDRade ÕlivEiraS

Anonymous said...

Ao comentário anterior:
Porque não vai esclarecer-se á CMC ou ao "site" do PDM?
Eu fui ao "site" do PDM e posso responder-lhe ao seu "então esclareça os cascaenses...",posso dizer-lhe o que os cascalenses todos tinham o dever cívico de saber:que a CMC,infelizmente não existe para "servi-los" mas para "se servir a ela e aos clientes do partido".Com efeito o que o PDM prevê,para a envolvente do Cascais -Vila e do Jumbo-Pão de Açúcar e até para estação dos combóios(!) é uma "Área Urbanizável de Desenvolvimento Singular",nem de baixa densidade nem alta:de densidade "Singular"...
Em frente desta área o mesmo: para a faixa litoral entre a Marginal e o Mar "Urbanizável para Desenvolvimento Estratégico".
Estes palavrões(que não constam do Relatório do PDM,Cf.no site da CMC)
significam que tudo ali se pode construir,conforme as clientelas camarário-partidárias.São palavrões para enganar o indígena.
Ficou esclarecido? Repito:até a estação dos combóios é urbanizável!!!(após demolição,claro).É cópia de Lisboa,também quiseram demolir a Estação de Sta Apolónia para lá pôr prédios,mas falhou,por agora,porque a CML está falida.
Mas este blogg é "não á especulação".Mas que medidas foram propostas?Visitei o "AQUI" e não vi nehuma medida proposta por este Blogg.
Valeria a pena pensar nas famosas "mais-valias" privadas e nas receitas camarárias derivadas do betão.Pensem nisso e até logo.

19-3-08 Lobo de Villa

Anonymous said...

por favor façam isto chegar aos nossos canais de televisão


isto tem de se tornar publico

Anonymous said...

não estava a querer meter-me consigo... bem investigado...já agora onde posso ir para ver a doação do jardim visconde da luz e suas contrapartidas?
Bem investigado.como podemos por a boca no trombone????
Luis AnDRade ÕlivEiraS

Anonymous said...

Ainda a propósito do "Não á especulação",mais uma notícia,do JR de 11-3-08:"Novos usos para o Mercado" e ainda pior :"Requalificação inclui o novo Parque Urbano da Ribeira das Vinhas".É uma notícia pasmosa,pois toda a gente sabe que o Mercado está construído mesmo POR CIMA da Ribeira;e que o termo REQUALIFICAÇÂO,em "autarquês",significa sempre mais alcatrão /betão e menos árvores.
É sabido que toda a construção existente em cima da ribeira é responsável pelas catástrofes das inundaçõoes,as quais serão para diminuir(demolir mesmo) e não para aumentar.
E Cascais tinha um Parque Urbano dito Parque Palmela!E um Auditório Lopes Graça...Paz ás suas almas?

20-3-08 Lobo Villa