Thursday, March 06, 2008

Os castanheiros da alta da vila:


Há algum tempo que vimos alertando para a necessidade de a CML substituir a árvore que foi abatida no Lg.Dr.Passos Vela, junto à Igreja dos Navegantes, sem que se percebesse, aliás, se estava doente, ou não ... mas isso já é hábito por esse país, pelo que o importante era plantar outra, porque o coto que lá ficou era uma vergonha, num dos largos mais bonitos da vila. Finalmente, foi plantada outra árvore.


E, finalmente, também, foram plantadas árvores no troço da Emídio Navarro, junto ao largo (fotos acima). O meu obrigado à CMC.

Contudo, na Sacadura Cabral, e perpendiculares (fotos abaixo), a coisa mantém-se, com caldeirtas vazias e alguns cotos degradantes.


Sr. Dr. António Capucho, por favor, veja se alguém da CMC faz o 'obséquio' de fazer o mesmo tratamento aos castanheiros que há anos foram abatidos nessas ruas e que ainda continuam por replantar?

1 comment:

Anonymous said...

O ódio que as autarquias todas teêm ás árvores ,dava um Tratado sobre a Estupidez,e quanto ás famosas "podas camarárias",outra estupidez,os Profs Caldeira Cabral e Ribeiro Telles escreveram "A Àrvore"(Ed.Assírio e Alvim?),de propósito para evitar essa criminosa amputação,mas a aberração continua.Quanto á R.Sacadura Cabral,morei lá anos e vi vários abates,o último dos quais,frente ao nº2,árvore bifurcada em "Y",com um dos braços doente(mas com tratamento!todos sabem que há "médicos" especializados em árvores,na Europa é corrente nas autarquias!)mas abateram-na toda,75% de boa saúde.Foi toda cortadadinha em troços bons para a lareira,e logo veio um Sr. num Mercedes,que, desconfiadamente, guardou tudo na mala,não sem eu ter fotografado primeiro.CURIOSAMENTE,meses depois assisti a outro abate da CMC,perto do Titanic,e lá estava o mesmo Sr. do Mercedes a guardar os troços,outra vez, para lareira...!!!Há testemunhas.
Há uns 20 anos,duas inglesas amarraram-se a duas árvores que a CMC queria abater,em Cascais,mas não conseguiu.Ainda hoje lá estão!Veio no jornal com fotos e tudo.É a unica maneira de salvar uma árvore,aqui ou noutra autarquia,é amarrarmo-nos a ela!E telefonar para a TV para vir filmar.As fotos que citei e das "podas camarárias",um dia mando-lhas,quando souber fazê-lo.
Parabéns Paulo Ferrero,assim está bem.

7-3-08 Lobo Villa