Thursday, April 24, 2008

Deliberações da Reunião Ordinária de Câmara de 21 de Abril de 2008

«A Câmara Municipal de Cascais, em reunião ordinária pública de 21 de Abril, entre outras matérias, deliberou:

1. Aprovar um subsídio no valor de 130.000,00 Euros à ACTECAS – Promoção de Comércio Artístico, Lda. como apoio extraordinário à actividade anual do Teatro Experimental de Cascais em 2008. Refira-se que o Teatro Experimental de Cascais é um dos pilares culturais do Concelho de Cascais pela sua antiguidade e por todo o trabalho que tem desenvolvido na divulgação do teatro e na formação dos mais jovens.

2. Aprovar a atribuição de um subsídio no valor de 9.278,00 Euros ao Grupo de Instrução Musical e Beneficência da Rebelva para apoio à reparação do chão da sala polivalente. Bastante desgastado, o piso desta sala pode, a breve trecho, pôr em causa o normal desenvolvimento das actividades pelo que é urgente proceder à respectiva substituição, dotando esta estrutura associativa das condições necessária para a natural prossecução dos seus projectos.

3. Aprovar a atribuição de um subsídio no valor de 24.200,00 Euros à Sociedade Recreativa Outeirense para apoio nas obras de beneficiação do palco localizado na sala polivalente da sua sede social. Indispensáveis para permitir o desenvolvimento das actividades previstas, as obras de beneficiação do palco trouxeram outra dinâmica ao equipamento, criando as condições para uma programação regular e diversificada.

4. Aprovar a atribuição de um subsídio no valor de 42.000,00 Euros, para apoio à edição de duas publicações de grande importância para a história local: uma obra sobre vida e obra do Padre Aleixo Cordeiro, sob a égide do Centro Comunitário da Paróquia de Carcavelos, e do livro “92 anos de História”, a editar pelo Grupo Dramático e Sportivo de Cascais. Figura destacada do Concelho de Cascais, o Padre Aleixo Cordeiro é faz parte da identidade e memória locais, essenciais para a perpetuação dos valores culturais, sociais e religiosos do concelho. Estrutura associativa essencial para a construção da história local, o Grupo Dramático e Sportivo de Cascais irá ser retratado numa edição que versa sobre os seus 92 anos de existência.

5. Aprovar a atribuição de um subsídio no valor de 100.000,00 Euros ao abrigo do Contrato-Programa de Desenvolvimento Desportivo celebrado com o Grupo Desportivo da Malveira da Serra para colocação de um tapete de relva artificial amovível na parcela de terreno que lhe foi cedida, junto à localidade de Malveira da Serra, e intervenções complementares, tais como a instalação de vedação do campo de jogo e construção de drenagem do mesmo, todas com vista à melhoria das instalações desportivas para prática do Futebol. Em 2007 a Câmara Municipal de Cascais havia já contribuído com 150.000,00 Euros totalizando assim 250.000,00 Euros de apoio a este grupo desportivo.

6. Aprovar a atribuição de um subsídio no valor de 205.000,00 Euros, ao Clube de Futebol de Sassoeiros, no âmbito do Contrato-Programa de Desenvolvimento Desportivo para a construção do respectivo pavilhão desportivo, sede social e sede social da Associação de Escoteiros de Portugal-Grupo 12. O apoio total da Câmara Municipal de Cascais a esta obra irá cifrar-se num total de 3.025.000,00 Euros, dos quais já foram transferidos um terço, prevendo-se a inauguração da mesma no início do Verão deste ano.

7. Aprovar a celebração de um Contrato-Programa com a ESUC – Empresa Serviços Urbanos de Cascais, E.M. para a construção do pavilhão desportivo na Escola Secundária Fernando Lopes Graça, na Parede. Ao abrigo deste contrato-programa, a Câmara Municipal irá disponibilizar 350.000,00 Euros no ano de 2008 e 450.000,00 Euros em 2009. O novo pavilhão – que será igualmente utilizado pelos alunos da Escola no horário curricular – já foi já alvo de um projecto de construção e irá situar-se no interior do perímetro escolar junto à Rua Comandante Gilberto Duarte e Duarte. Para ali será possível transferir e centralizar todas as actividades desportivas praticadas desde 1997 pelo Parede Futebol Clube no actual equipamento desportivo em horário pós-escolar.

8. Aprovar a celebração de um contrato-programa com a ESUC – Empresa Serviços Urbanos de Cascais, E.M para a construção de campo de Futebol de Sete na Charneca. A construir em terrenos municipais o campo será em relva artificial e terá 70m por 40m beneficiando de instalações de apoio e arranjos exteriores, obra que significa um investimento municipal de 250.000,00 Euros em 2008 e 600.000,00 Euros em 2009.

9. Aprovar um subsídio global no valor de 328.912,00 Euros a atribuir a diversas instituições concelhias no âmbito do Protocolo Desenvolvimento Social – Área da Infância.

10. Aprovar um subsídio global no valor de 334.692,00 Euros a atribuir a diversas instituições do concelho no âmbito do Protocolo Desenvolvimento Social – Área da População Idosa.

11. Aprovar um subsídio no valor de 200.000,00 Euros ao GADS - Grupo de Apoio e Desafio à SIDA no âmbito do protocolo celebrado para apoio à construção de uma nova sede em terreno localizado na Freguesia de Cascais. O Grupo de Apoio e Desafio à SIDA é uma Instituição Particular de Solidariedade Social que, no concelho, dá resposta nas valências de Serviço de Apoio Domiciliário e Centro de Atendimento e Acompanhamento Psicossocial, respectivamente, a cerca de 30 e 25 munícipes (encontram-se inscritos 400 munícipes, registando-se uma média de 25 atendimentos mensais). O novo equipamento será gerido pelo Grupo de Apoio e Desafio à SIDA e terá, para além das valências já existentes, as de Formação, Actividades Ocupacionais e Reinserção Sócio-Profissional e dará resposta a mais de 500 munícipes.»

Viva o subsídio!

1 comment:

Anonymous said...

Mais uma Reunião "Ordinária"(muito) da CMC que de DOIS Milhões de Euros,deliberou:
1º-Entregar á construção civil a maior fatia(C. de 1.139.000),como de costume;
2º-Desta fatia,a maior parte vai para o futebol,óbviamente...(mais de 900.000);

Dos cerca de 860 mil que restam (da construção e dos futebóis),só 42 mil são expressamente destinados á cultura(a uma publicação,talvez exagerada).

Portanto construtores e futebolistas continuem a votar Capucho...e talvez consigam o 11º inútil estádio do país!


24-4-08 Lobo Villa