Thursday, April 30, 2009

Atenção ao mar

Tomei conhecimento de um edital, desses que ninguém vê e justificam a consulta pública, que, nem mais nem menos,anuncia o estabelecimento de uma cultura marinha em mar aberto, com 500 hectares de área a implantar ao largo de Cascais! Tratando-se de assunto do mar, o edital é do Ministério da Agricultura, Desenvolvimento Rural e Pescas!!! Dá trinta dias para quem quizer reclamar (já passaram vinte e tal) se dirigir à Capitania do Porto de Peniche (!) ou às Caldas da Rainha onde está a Delegação Regional do Oeste da Direcção Regional de Agricultura e Pescas de Lisboa e Vale do Tejo. Assina uma engenheira agrónoma! Surrealista.
Acontece que a implantação de um equipamento destes e com esta área vai impôr uma redução brutal nos tradicionais campos de regatas de Cascais e constituir um obstáculo/ armadilha para a navegação que demanda o Porto de Lisboa. Não admira que os agrónomos a quem entregaram o mar neste País não percebam nada disto, mas não terão sido consultadas outras entidades antes de promulgar o edital?
Tenho conhecimento de que uma entidade privada já iniciou uma contestação, mas seria bom que a Câmara e outras entidades do concelho se manifestassem.

No comments: