Thursday, April 16, 2009

Cascais Assinala Dia Internacional dos Monumentos e Sítios

«Visita guiada às Grutas do Poço Velho

– 18 de Abril | 15h00 | Largo das Grutas –

No âmbito das comemorações do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, que se assinala a 18 de Abril, a Câmara Municipal de Cascais promove, às 15h00 deste dia, uma visita guiada às Grutas do Poço Velho, situadas no centro da Vila. A visita será complementada com o lançamento da monografia “As Ocupações Pré-Históricas das Furnas do Poço Velho”, da autoria do Prof. Victor Gonçalves.

Guiada e orientada por técnicos especializados, a visita às grutas do Poço Velho constitui um ponto de partida para a (re)descoberta deste importante património. A viagem prossegue até ao antigo muro de sustentação do leito da Ribeira das Vinhas, junto do qual será colocada uma placa alusiva. Este muro foi recentemente identificado no âmbito do acompanhamento arqueológico da implantação das RSU’s – Ilhas Ecológicas da Empresa Municipal de Ambiente de Cascais - EMAC.
Os participantes nesta iniciativa são ainda convidados a deslocar-se até ao Museu Condes de Castro Guimarães, onde irá ter lugar, às 16h00, o lançamento da monografia “As Ocupações Pré-Históricas das Furnas do Poço Velho” pelo seu autor, que levará depois os presentes a percorrer a exposição “Cascais, Terceiro Milénio Antes da Nossa Era”, patente na nova Sala de Arqueologia do Museu.

Breve descrição das Grutas de Poço Velho |
As grutas do Poço Velho situam-se na margem direita da ribeira das Vinhas, a cerca de 500 m da respectiva desembocadura, em plena vila de Cascais. Nos sedimentos que preenchiam o seu interior foram detectados (no final do século XIX) vestígios arqueológicos de período paleolítico, neolítico e calcolítico. A principal ocupação detectada é de época neolítica e calcolítica e refere-se à utilização da cavidade como necrópole, tendo fornecido um rico espólio, uma parte do qual pode ser visto na exposição patente na nova Sala de Arqueologia do Museu Condes de Castro Guimarães.

Muro de sustentação do leito da Ribeira das Vinhas | foi identificado no decorrer do acompanhamento arqueológico da obra de instalação de RSU's (Ilhas Ecológicas) pela EMAC, em Novembro de 2008. Esta estrutura terá, em princípio, cronologia contemporânea (podendo remontar ao final do século XVIII, início do século XIX). Durante a intervenção arqueológica foram escutados pelos nossos técnicos diversos testemunhos de cascalenses, que se recordam da Ribeira das Vinhas correr a “céu aberto”, delimitada por muros (que sustinham o seu leito), em época anterior ao seu encanamento e aterro (2º quartel do século XX).
Este muro tem por isso a característica de ser "elemento patrimonial vivo" que se conserva actualmente em depósito arqueológico. A colocação da placa explicativa permite que a população compreenda e interprete devidamente este desenho no passeio público.



PROGRAMA |

* 15h00 - Visita às grutas de Poço Velho, orientada pelo Prof. Doutor Victor S. Gonçalves e Drª Jacinta Bugalhão.
* 15h20 - Descerramento da placa explicativa, identificando a simulação na calçada do muro de sustentação do leito da Ribeira das Vinhas, identificada e intervencionada no âmbito do acompanhamento arqueológico da implantação das "RSU´s - Ilhas Ecológicas" da EMAC. Intervenção da responsável, Dra. Patrícia Gouveia.
* 16h00 - Apresentação do livro “As Ocupações Pré-Históricas das Furnas do Poço Velho (Cascais)”, do Prof. Doutor Victor Gonçalves, no Museu Condes de Castro Guimarães.
* 16H30 – Breve visita à exposição "Cascais, terceiro milénio antes da nossa era", orientada pelo Prof. Doutor Victor S. Gonçalves.»

1 comment:

Anonymous said...

LOBO VILLA 28-4-09

O "Dia Internacional dos Monumentos e Sítios",em Cascais, deveria ter sido festejado pelos seus Monumentos vivos e não pelos seus Monumentos mortos ,como seja pela morta Ribeira das Vinhas...que estando ignóbilmente enterrada, mais valia que fosse "esquecida"...(que,aliás será ainda mais enterrada pois o "Plano" da CMC para ela será construir mais e mais em cima dela,como seja o novo "auditório",junto ao Mercado,talvez em substituição do Lopes Graça ,que entretanto "desapareceu" no Parque Palmela,em favor da mega-especulação Estoril-Sol-Residence...)
Na verdade, todos os Monumentos Vivos de Cascais e do seu Concelho têm vindo a ser MORTOS pelas sucessivas autarquias,e pelos sucessivos interesses imobiliários que as dominam.
Portanto pela CORRUPÇÃO.
A última foi a Cidadela de Cascais que ,sendo o MAIOR MONUMENTO (classificado ) de Cascais foi entregue-em "Concurso Público" fabricado- para dali ser feito mais uma zona comercial e mais um hotel,com milhares de m2 de nova construção... !!!
Como se nada mais houvesse....para o nosso património senão mais comércio avulso e mais hotéis Pestana !!!