Sunday, May 24, 2009

Alerta à população: Aridez é o novo conceito de ambiente urbano



A imagem triste desta rua (desafio a que nos enviem mais) é eloquente: a cidade fica muito pior. Mais árida e ainda mais feia, até porque, sem o "filtro" das árvores que até há pouco tempo aqui estavam, se dará mais visibilidade a "coisas" que podiam (outras deviam) estar mais recatadas do olhar.
Aposto que um bom número de argumentos "políticamente correctos", serão despejados sobre quem ponha em causa a cirurgia plástica que determinou mais este abate das árvores.
Acima desses argumentos estará o mais bondoso e paternalista de todos: o de "fazer cumprir a lei [esquizofrénica, digo eu] das acessibilidades". É necessário tirar dos passeios os obstáculos à circulação pedonal. Com esse argumento muitos de nós se calarão. Aos resistentes espera-os um bom número de outros e, com relutância, lá se afirmará o da necessidade de redução de custos com a manutenção das árvores e dos espaços verdes.

Reproduzo o alerta que nos chegou:
"ALERTA:
CM Cascais cortou rente TODAS as árvores do troço norte da Av. Costa Pinto, em Cascais. Alguém sabe o porquê e para quê?
Eram árvores de grande porte, frondosas, que davam grande sombreamento àquela rua, fazendo dela uma excelent
e alternativa pedonal à, também despida de árvores, Av de Sintra. Agora é um deserto. Mete dó.
Se isto não é crime o que será?
É assim que se faz Ambiente em Cascais? Vai lá vai..
.
"

Pormenor do corte rente de uma das árvores (todas ficaram assim e ontem estavam uns operários, inclusivé, a desfazer os "tocos" para colocarem empedrado de passeio por cima!)

5 comments:

Nuno Alexandre Pinto said...

O barbarismo sem limites... Mas é o que as pessoas querem. Se forem perguntar às pessoas que lá moram, vão dizer que foram as próprias que pediram, pelo perigo de queda, etc...

Para a esmagadora maioria das pessoas desenvolvimento é betão e cimento, e as árvores só estragam o passeio e a estrada. É o país que temos...

Teresa said...

Infelizmente penso que o Sr. Nuno Pinto terá razão. Por alegadas alergias, carros e jardins sujos, etc pedem à Câmara o abate das árvores. Não me lembro de ver a Av. Costa Pinto sem árvores e sempre achei bem simpática aquela rua ( não agora que parece uma via rápida...). É a selvajaria no seu melhor! Assim há certamente mais espaço para estacionamento em cima do passeio. Salvem-nos desta gentalha!!!

Fernando Boaventura said...

Creio que a Dª. Teresa e o sr. Pinto tem razão. Olhando para a foto onde se vê o resto da árvore, parece que ela (a árvore) estava a interferir com o acesso a uma garagem, dai o seu abate? É o que me parece.
Para que haja acessibilidade não é necessário cortar as arvores mas sim que a CMC intervenha com rigor no impedimento dos carros estacionados sobre os passeios. Esses sim é que impossibilitam a circulação em segurânça dos cidadãos.

Anonymous said...

Após ler estes comentários não posso deixar de lembrar a todos que, e como é bem visível na foto, uma pessoa com mobilidade reduzida ou uma mãe com um carrinho de bebé, tinham de fazer uma bela ginástica para poder passar entre os carros e as belas árvores, que já atingiram um perímetro de tronco que não é de todo compatível com o meio urbano.
A solução é muito simples, basta eliminar alguns lugares de estacionamento e transforma-los em zonas verdes com novas árvores, mas como todos sabem, dizer mal é fácil fazer melhor é que é difícil.

Anonymous said...

Se nao fosse dada primazia ao estacionamento estes atentados poderiam ser evitados. A exemplo, na Avenida Eng. Adelino Amaro da Costa o passeio e' interrompido de forma a que possam existir mais lugares de estacionamento, isto apesar de os condutores preferirem deixar as suas viaturas parqueadas em cima do passeio uns metros mais 'a frente.
Resumindo, as arvores estorvam mas os automoveis tem sempre lugar.