Thursday, May 28, 2009

Petição "Urge um debate público nacional sobre o futuro do Terreiro do Paço!"


Assine em http://www.gopetition.com/online/28118.html
E divulgue!



Caro(a) Amigo(a)


Considerando a aprovação em reunião pública da CML, de 27.05.2009, do “Estudo Prévio do Terreiro do Paço”, sem que até ao momento quem de direito (CML e Governo) tenha promovido o indispensável período de debate que um projecto de espaço público desta envergadura exige (por se tratar de um projecto comprovadamente intrusivo, ex. introdução de novos materiais, desenhos e soluções arquitectónicas), facto que é agravado por se tratar do Terreiro do Paço;

E considerando que decorrem a bom ritmo as obras de preparação para a execução do Estudo Prévio agora aprovado, tornando o mesmo irreversível;

Os abaixo-assinados solicitam a quem de direito que proceda, quanto antes, à abertura de um período de discussão pública antes de se iniciar o projecto de execução ou (pelo menos) antes do concurso ser lançado.

OBRIGADO!

PETIÇÃO
Urge um debate público nacional sobre o futuro do Terreiro do Paço!
Assine em http://www.gopetition.com/online/28118.html

E divulgue!

8 comments:

José Manuel Costa said...

Já temos publicidade partidária neste blog? Não estou a vêr a ligação do comentário da dita JS Cascais, com o conteúdo do post publicado.

Paulo Ferrero said...

E tem toda a razão.

José Manuel Costa said...

Parece que o comentário da JS ..... foi retirado. Ainda bem!

Anonymous said...

O que é que isto tem a ver com Cascais? Volto a solicitar que escrevam um post sobre a barbaridade urbanística que se está a criar à entrada de Cascais!
Porque é que não falam dos dinheiros que estiveram na base da aprovação camrária de tal absurdo? Pois o interesse público não parece ter sido seguido no caso do Burger King.
Com os melhores cumprimentos

Pedro said...

É preciso moderação. Um debate sério sobre Terreiros de Paços (ou Praças de Comércios) e os "atentados" que as "intervenções modernas" constituem contra essas coisas nossas a que pomposamente chamamos "Património" (para tentarmos fingir que somos o que não somos), só pode ir a algum lado se percebermos alguma coisa do seu real valor... é que a "nossa" Praça do Comércio - tendo sido desenhada de forma "moderna" (no final do séc. XVIII), foi construída sobre os escombros de outra coisa: o Terreiro do Paço, e NUNCA (repito: NUNCA) foi acabada até HOJE!!! Nunca houve dinheiro nem capacidade de concluir a obra.
Pergunto: a preservação que se pede é do quê? Da memória que perdurou do Terreiro do Paço? De um projecto "pombalino" nunca acabado? De uma praça hoje existente e que é caótica no que toca ao uso, fruição e circulação? De um miradouro para uma paisagem de Tejo enevoado (que é o que se tem a partir de Lisboa) e com uma perspectiva sobre as estruturas dos estaleiros da Lisnave? De que é que falamos quando falamos do memorável defunto "Terreiro do Paço"?

Cidadania Cascais said...

O Terreiro do Paço é tema de interesse nacional, acima de todo e qualquer Burguer King.
PF

Teresa said...

Independentemente de ser em Lisboa acho que era algo parecido com is to que o Marquês gostaria de ter acabado

Anonymous said...

LOBO VILLA 5-6-09
É evidente que o T. do Paço tem a ver com Cascais e vice versa;e que as monstruosas torres do Estoril-Sol que se estão a construir á entrada de Cascais, e que destruirão a paisagem da Baía mais bonita do país ,são muito mais importantes do que um pavimento foleiro para o Terreiro do Paço !!!

Porque será que a Paisagem da Baía de Cascais não teve um vigésimo do tempo de antena que tem a "porcaria" do pavimento do T.do Paço???... Será que estamos mesmo a perder a "razão" ?...
Tugas:é uma tristeza ! Continuamos a protestar muito mais com o empedrado do passeio do que com a Paisagem...
E assim não vamos longe !