Wednesday, November 04, 2009
Cascais requalifica Vale de Cavalos até 2011
In Público (4/11/2009)
Por Inês Boaventura
«A agência Cascais Natura vai promover a recuperação da Quinta de Vale de Cavalos, na Malveira da Serra, um projecto orçado em 3,2 milhões de euros que permitirá a instalação no local de microempresas e instituições ligadas ao empreendedorismo social e à conservação da natureza.
O projecto, que abrange três hectares no Parque Natural Sintra-Cascais, prevê a recuperação e reconversão dos edifícios existentes na antiga fábrica de águas de Vale de Cavalos, que, como explica um comunicado, "se encontram degradados e abandonados". Será também feito "o ordenamento da mata e da antiga área de produção agrícola".
A agência destaca que nesta intervenção "serão tidas em conta as questões de eficiência energética, isolamento, reutilização de águas residuais domésticas, utilização de biomassa e geotermia", com o objectivo de "tornar este complexo sustentável em termos de consumo energético e adaptação às alterações climáticas".
Na Quinta de Vale de Cavalos será construído um novo edifício, com uma área útil de 2200 m2, onde ficará instalada a sede da agência municipal e "microempresas e instituições ligadas ao empreendedorismo social e à conservação da natureza". O projecto contempla ainda um edifício de apoio com salas de formação e uma cafetaria, um "centro de acolhimento de natureza" e o Banco Genético Vegetal Autóctone, "com capacidade de produção de plantas autóctones no Parque Natural Sintra-Cascais". A requalificação deve ficar concluída no "primeiro semestre de 2011".»
...
Pergunta-se:
1. Houve concurso público?
2. Houve debate com a população e o que ela entende ser de fazer naquele local?
3. Qual o papel do GEC neste projecto/processo?
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
7 comments:
O papel do GEC neste processo é o do esperto útil: hiperactivos quando toca ao abate de uma árvore seja em Cascais ou no Monte-Estoril (ainda se lembram do alarido à volta da Vila Montrose?) mas caladinhos quem nem ratos quando toca a assunto que lhes seja vantajoso ou venha embrulhado em discurso de conservação da natureza. A população da Malveira que sofre na pele a ditadura dos ditos ecologistas que se levante contra mais um novo atentado. O outro já lá está elevado aos céus.
M. Vaz Monteiro
LOBO VILLA
Uma REQUALIFICAÇÃO digna desse nome, na área do Parque Natural, tem dois requisitos básicos :
1º- Não abater nem mais uma árvore ;
2º- Não construír nem mais alcatrão nem mais um metro quadrado de betão !
A presente "requalificação" prevê uma nova construção de 2.200 m2,ou para pato-bravo-ver,um prédio de 11andares a 200 m2 por andar...,fora as estradas e os estacionamentos.
Dentro de um Parque Natural !
Será que a CMC não consegue requalificar sem abater e sem betonar nada ?...
Responda quem souber.
No projecto "serão tidas em conta as questões de eficiência energética, isolamento, reutilização de águas residuais domésticas, utilização de biomassa e geotermia".
A esperteza saloia do costume julga que embrulhando os edificios em conversa ecologico-ambiental consegue fazer passar por inovação aquilo que já hoje é uma obrigação em qualquer projecto. Estes argumentos já não traduzem qualquer mais-valia que justifique a presença dos edificios naquele local. Qualquer pato-bravo mais modernaço não faria melhor.
A próxima originalidade vai ser forrar os edificios a cortiça?
É triste ver que há por aí muito cascaense que prefere ver o seu concelho abandonado e entregue a ocupas, do que fazer um investimento que poderá trazer muito investimento, bem como reabilitar e requalificar um local há muito esquecido.
Isso de abater árvores tem que se lhe diga, a maior parte da serra de Sintra está cheia de espécies infestantes e coitadinhas não se pode abater. Viva a acácia da Australia e fora com o Carvalho PORTUGUÊS.
Este último comentário é concerteza de um beneficiário da dita obra...não diz coisa com coisa. Defende betão e construção para substituir as acácias?
O concelho já há muito que está entregue aos "ocupas". Se assim não fosse como é que é possivel não haver um único local livre da praga de construção?.
Cascais Natura e cascais proxima ex Esecuc não precisam de fazer concursos é tudo á balda e farta vilanagem....é só lavagem de milhoes.
Post a Comment