Wednesday, July 18, 2007

Obras do hospital de Cascais arrancam no fim de Dezembro

In Público (18/7/2007)

«A menos que haja algum percalço, o contrato será assinado a 15 de Dezembro e as obras começarão a seguir

O novo hospital de Cascais, a construir no quadro de uma parceria público-privado projectada há três anos, deverá entrar em obras no final do ano, podendo ficar concluído em 2009, anunciaram ontem, em comunicados distintos, o Ministério da Saúde e a Câmara de Cascais.
O Acordo Estratégico de Colaboração entre a autarquia e a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo que prevê a construção daquela unidade hospitalar em Alcabideche, junto ao nó da A5-IC30, foi assinado em 2004, mas só este ano foram conhecidos os parceiros responsáveis pela execução da obra e futura gestão do hospital - as empresas Teixeira Duarte e Hospitais Privados de Portugal.
De acordo com um comunicado enviado à agência Lusa pelo Ministério da Saúde, após uma reunião realizada ontem entre o ministro Correia de Campos e o presidente da Câmara de Cascais, António Capucho, o projecto final de execução do empreendimento será apresentado até 17 de Setembro e o contrato de parceria será assinado a 15 de Dezembro, permitindo, "de imediato", o arranque das obras. "O prazo de construção é de dois anos, pelo que o hospital poderá ser inaugurado ainda no ano de 2009", acrescenta o documento.
O ministério refere ainda que o hospital - com 251 camas e uma maternidade que servirá também a zona norte do concelho de Sintra - estará inserido na Rede de Referenciação Integrada de Oncologia e assegurará cuidados aos portadores de VIH/sida.
Durante a reunião foi ainda abordada a situação dos novos centros de saúde de São João do Estoril (que já está a funcionar parcialmente), de Alcabideche e São Domingos de Rana, construídos pela câmara de com financiamento estatal. A unidade de São João do Estoril deverá funcionar em pleno até finais de Outubro, servindo 17.500 utentes, 1.300 dos quais não tinham médico de família até à sua abertura. No mesmo mês abrirá a de Alcabideche, prevendo-se que a de São Domingos de Rana entre em serviço até ao fim do ano.
De acordo com a Câmara de Cascais, os aspectos técnicos referentes às especialidades de oncologia e ao tratamento da VIH/sida no futuro hospital serão aprofundados em reunião da comissão especializada da assembleia municipal, a realizar durante o mês de Setembro.
»

Céus, mais promessas! Já vai em 3 anos e meio. Até quando?

2 comments:

Anonymous said...

As obras ja começaram, mas so os acessos ao hospital, o hospital mesmo ainda nao!

Anonymous said...

Será que não é possível consultar o projecto da obra...

Isso não deveria estar disponível???