Monday, February 18, 2008

Vias cortadas, ribeiras a transbordar e inundações domésticas no distrito de Lisboa

In Sol Online (18/2/2008)

«Vias cortadas, ribeiras a transbordar e inundações domésticas no distrito de Lisboa
As chuvas de hoje de madrugada causaram inundações domésticas, corte de vias rodoviárias e fizeram transbordar ribeiras nos concelhos de Cascais, Oeiras e Loures, segundo o Comando Distrital de Operações de Socorro de Lisboa (CDOS) ...»

Falta chuva a Portugal, e quando vem é isto, ano após ano, governo após governo. Neste país de fachada, as sarjetas entopem porque nunca as limpam, os incêndios destroem as árvores e os solos deixam de poder suster as chuvas e, estupidamente, continuam a deixar construir em leito de cheia. Não há remédio.

4 comments:

Fernando Boaventura said...

Pois é verdade. Moro em zona alta de Cascais e hoje ao sair de casa a rua estava cheia de água porque as "sargetas" estão entopidas. O caricato da situação é que pelas 08:00 os funcionários da EMAC andaram a "soprar", com aqueles aparelhos ruidosos, as possíveis folhas das arvores que tivessem caido. Quanto á limpesa dos esgotos.... nicles!!

Anonymous said...

As inundações teêm remédio!Ainda ontem(17-2-08)no novo programa da RTP1 "Depois do Adeus",vários técnicos debateram as catástrofes desde 1967 até ás tenebrosas cheias de Cascais,por causa das construções na Ribeira das Vinhas.A conclusão é que estamos hoje pior ainda.E a razão é sempre a mesma:construção nos leitos de cheia,especulação imobiliária,corrupção.A Lei existe,PDM também,nada se cumpre,a contrução junto á Ribeira continua.Quando estalar nova tragédia,a autarquia nomeia "uma comissão",que as construções são "clandestinas",e que são causas "naturais";Capucho dirá que a culpa foi de Judas ou do Ministro do Ambiente(e aqui terá razão porque este não existe).E tudo fica na mesma.Aliás,fica sempre pior.O Prof. Ribeiro Telles denunciou esta situação há 40 anos!!

Anonymous said...

Concordo a 100% com o comentário anterior e acrescento que a destruição dos jardins muito contribui para as cheias,pois a vegetação infiltra as águas das chuvas.Estamos,em Cascais, a assistir impávidamente á destruição dos jardins Monterose,Parque Palmela,hotel Miramar,jardim da Parada(Museu do Mar),entre outros já citados neste blogge.Para quando um autarca sério como Ribeiro Telles aqui em Cascais?? Quando forem a votos,pensem nisto.

Anonymous said...

A acrescentar aos jardins citados,acrescerão as brutais construções da Quinta do Barão e da Quinta dos Ingleses,em Carcavelos,entre duas linhas de água,com destaque para um hotel com 13 pisos,paralelo á costa e frente á praia de Carcavelos-
Capucho,aparentemente "civilizado" face ao "selvático" Judas,tem-se revelado bem pior!
Este 2º mandato tem sido desastroso,as notícias de destruição do Património Cascalense teêm revelado a sua voracidade especulativa,numca anteriormente igualada!
Capucho já tem um lugar garantido na História de Cascais, pelas piores razões,mas HÁ que PARÀ-LO!
18-2-08 Lobo Villa